FAPESP Logo

Conteúdo relacionado

    Construção e validação da bateria da habilidade de percepção musical (AHPM) para crianças do ensino fundamental

    Processo: 14/06662-8
    Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
    Vigência: 01 de setembro de 2014 - 30 de novembro de 2016
    Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
    Pesquisador responsável:Hugo Cogo Moreira
    Beneficiário:
    Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo, SP, Brasil
    Pesq. associados:Graziela Bortz ; Sylvain Moreno
    Assunto(s):

    Psicometria

    Cognição musical

    Percepção musical

    Crianças

    Ensino fundamental

    Resumo
    O estudo da percepção musical tem se expandindo para áreas do conhecimento que transcendem a área musical em si, por exemplo, a psicologia, a psicobiologia e neurociências. Porém, poucas são as avaliações de tal habilidade que são devidamente validadas, com indicadores psicométricos adequados e teoricamente fundamentadas. A percepção musical, além de permitir explorar diversas funções neurais, tem se mostrado um preditor de diversas habilidades verbais, como por exemplo, a leitura. A Bateria de Avaliação da Habilidade de Percepção Musical (BAHPM), inspirada no Montreal Battery of Evaluation of Amusia (MBEA), é constituída de apenas 75 itens que foram pensados para se abarcar, ao contrário desta, sete domínios da percepção musical de uma forma mais ampla: altura, duração, intensidade, timbre, contorno, escala e métrica. Propõe-se com esse projeto estudar da estrutura latente subjacente a BAHPM explorando a característica do domínio percepção em si (seja dimensional, categórico ou misto), a invariância do modelo e os parâmetros de dificuldade e discriminação para cada um dos 75 itens. Dada análise estatística empregada - a teoria de resposta ao item (TRI) - necessitar-se-ão de 1200 crianças do Ciclo I, sorteadas randomicamente na cidade de São Paulo e seguindo uma amostragem estratificada por característica da escola (estadual/municipal/privada). Espera-se como resultado obter um instrumento para avaliação da percepção musical com tecnologia nacional, mais ágil que o MBEA e estruturado interdisciplinarmente que permita a exploração de uma área ainda inexistente no Brasil que transita entre as áreas de música e neurociências. Além disso, o processo de avaliação do comportamento dos 75 itens, per se, permitirá explorar como o fenômeno da percepção é percebido pelas crianças. (AU)

    Publicações científicas
    (Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
    BARROS, CAIO G.; SWARDFAGER, WALTER; MORENO, SYLVAIN; BORTZ, GRAZIELA; ILARI, BEATRIZ; JACKOWSKI, ANDREA P.; PLOUBIDIS, GEORGE; LITTLE, TODD D.; LAMONT, ALEXANDRA; COGO-MOREIRA, HUGO. Assessing Music Perception in Young Children: Evidence for and Psychometric Features of the M-Factor. FRONTIERS IN NEUROSCIENCE, v. 11, JAN 24 2017. Citações Web of Science: 0.
    Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
    X

    Reporte um problema na página


    Detalhes do problema:
    CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
    cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP