Busca avançada
Ano de início
Entree

Explorando alvos epigenéticos contra doenças negligenciadas: inibidores seletivos de sirtuina-2 como agentes leishmanicidas

Processo: 13/50677-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Parceria para Inovação Tecnológica - PITE
Vigência: 01 de dezembro de 2014 - 11 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Convênio/Acordo: GlaxoSmithKline
Pesquisador responsável:Flavio da Silva Emery
Beneficiário:Flavio da Silva Emery
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil
Empresa: Glaxosmithkline Brasil Ltda
Assunto(s):Epigênese genética  Sirtuína 2  Leishmania 

Resumo

A carga da doença provocada por leishmaniose é amplamente estudada e se mostra um instrumento importante para o planejamento de estratégias para controle e prevenção desta doença. Neste cenário se destaca a falta de inovação na descoberta de novos agentes anti-parasitários eficazes e seguros contra a leishmaniose. Esta é uma preocupação importante, que pode ser contornada a partir do sequenciamento do genoma de diversas espécies de Leishmania, que pode acelerara identificação de novos alvos terapêuticos, como os arsenal enzimático do epigenoma de parasitas. Epigenética compreende uma série de modificações químicas de DNA e de histonas, e é conhecido por ser um aspecto particularmente importante de biologia parasitária, embora seja pouco explorada em programas de descoberta de fármacos. Este projeto explora as sirtuinas parasitárias, que são importantes reguladores epigenéticos, atuando na desacetilação das caudas N-terminais das histonas. Esta família de proteínas é essencial para o crescimento parasitário e a recente identificação de seu gene em L. amazonensis, possibilita a exploração químico-medicinal deste alvo. Nossa proposta é desenvolver uma biblioteca de inibidores de sirtuina-2 de L. amazonensis, baseado em estratégias auxiliadas por computador ou em metologias clássicas de química medicinal, aplicando uma abordagem multidisciplinar para 0 desenvolvimento de uma plataforma versátil para explorar a epigenética de L. amazonensis visando encontrar candidatos a fármacos para o tratamento de leishmaniose e também de doenças causadas por outros tripanossomatídeos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TROSSINI, GUSTAVO H. G.; MALTAROLLO, VINICIUS G.; GARCIA, RICARDO D'A.; PINTO, CLAUDINEIA A. S. O.; VELASCO, MARIA V. R.; HONORIO, KATHIA M.; BABY, ANDRE R. Theoretical study of tautomers and photoisomers of avobenzone by DFT methods. Journal of Molecular Modeling, v. 21, n. 12 DEC 2015. Citações Web of Science: 5.
TROSSINI, GUSTAVO H. G.; MALTAROLLO, VINICIUS G.; SCHMIDT, THOMAS J. Hologram QSAR Studies of Antiprotozoal Activities of Sesquiterpene Lactones. Molecules, v. 19, n. 7, p. 10546-10562, JUL 2014. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.