FAPESP Logo

Processos de multi-escala que atuam na convecção tropical e a influência de aerossóis

Processo: 13/50521-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2014 - 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Convênio/Acordo: Pesquisa Colaborativa GOAmazon
Pesquisador responsável:Tercio Ambrizzi
Beneficiário:
Pesquisador responsável no exterior: Carlos Roberto Mechoso
Instituição no exterior: University of California, Los Angeles (UCLA), Estados Unidos
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):

Amazônia

Poluição atmosférica

Aerosol

Análise estatística de dados

Modelos matemáticos

Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/science_of_the_amazon_24_56_57.pdf
Resumo
Este projeto foca em dois temas fundamentais para a Amazônia que são sua variabilidade atmosférica e os efeitos dos aerossóis na mesma. Para estudar os dois temas propostos, estão previstos duas formas de análise sobre a região da campanha do GoAmazon: (1) Análise estatística dos dados obtidos dos sítios do GoAmazon em relação as propriedades relevantes para convecção e sua interação com os aerossóis, e (2) Efeitos dos aerossóis em nuvens convectivas e precipitação, incluindo a função dos aerossóis nas mudanças do clima regional e circulação atmosférica para situações de atmosfera poluída e limpa. Os dados coletados na campanha do GoAmazon e as saídas de um conjunto hierárquico de modelos numéricos, indo desde modelos globais acoplados oceano-atmosfera até modelos de resolução de nuvens (CRM) serão extensivamente utilizados neste projeto. Em relação a análise (1), três aspectos serão focados. O primeiro se refere a umidade da convecção profunda em seu início, onde um conjunto de análises estatísticas baseados em dados e instrumentos obtidos de outros experimentos (DOE ARM sites em Nauru) para quantificar a convecção em seu início já foi desenvolvido e deverá ser aplicado no GoAmazon. O segundo aspecto se refere a variabilidade do cisalhamento vertical e umidade relativa na baixa troposfera. Estudos com modelos numéricos tem mostrado que estas propriedades da atmosfera podem ser importantes na presença de aerossóis. O terceiro aspecto está relacionado a intra-sazonalidade do regime de ventos na baixa troposfera na Amazônia central. A segunda componente de análise se refere a estratificação dos dados coletados nos sítios do GoAmazon em termos de informação do aerossol (p.ex., massa, composição química e distribuição de tamanho). Usando modelos de resolução de nuvens (CRM) o efeito dos aerossóis serão analisados em casos selecionados de nuvens de convecção profunda em condições poluídas e limpas. A colaboração internacional Brasil-EUA permitirá uma troca de experiências no uso de diferentes modelos numéricos da atmosfera e sua aplicação em pesquisa sobre o efeito de aerossóis. Visitas de curtos períodos dos pesquisadores seniores, assim como estadias mais longas de outros membros do projeto foram contemplados no escopo geral. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LLOPART, MARTA; COPPOLA, ERIKA; GIORGI, FILIPPO; DA ROCHA, ROSMERI P.; CUADRA, SANTIAGO V. Climate change impact on precipitation for the Amazon and La Plata basins. Climatic Change, v. 125, n. 1, p. 111-125, JUL 2014. Citações Web of Science: 7.
Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema:
CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP