Busca avançada

Memória(s) e pequenas percepções

Processo: 08/11568-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de janeiro de 2010 - 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Renato Ferracini
Beneficiário:
Instituição-sede: Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (LUME). Coordenadoria de Centros e Núcleos Disciplinares (COCEN). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil
Pesquisadores principais:Suzi Frankl Sperber
Pesq. associados:Ana Cristina Colla ; Carlos Roberto Simioni ; Eduardo Okamoto ; Jesser Sebastião de Souza ; Mariane Magno Ribas ; Melissa Naomi Silman Puccetti ; Patricia Leonardelli ; Raquel Scotti Hirson ; Ricardo Puccetti
Auxílios(s) vinculado(s):13/12095-6 - Projeto Perch 2, AV.EXT
13/11842-2 - Projeto Perch 1, AV.EXT
11/16984-4 - A memória como recriação do vivido, PUB.LVR.BR
+ mais auxílios vinculados 11/02621-7 - Contadores de História da Amazônia Ribeirinha, PUB.LVR.BR
11/02619-2 - Ensaios de Atuação, PUB.LVR.BR
11/02620-0 - Caminhante, não há caminho. Só rastros, PUB.LVR.BR - menos auxílios vinculados
Bolsa(s) vinculada(s):12/22367-0 - Memória visual LUME, BP.TT
12/11681-6 - Memória Histórica do LUME, BP.TT
11/13092-5 - Metáforas de Trabalho em Práticas Artísticas, BP.IC
+ mais bolsas vinculadas 10/02780-5 - Treinamento do ator: a memória e as micro-percepções como caminho para o corpo em cena, BP.MS
10/07650-2 - O visível e o invisível na expressão do corpo-em-arte, BP.DR
10/07297-0 - A memória, a percepção e as micro percepções no processo de criação do ator, BP.DR
10/05694-2 - Metáforas de Trabalho em Práticas de Criação, BP.DR
10/11635-9 - Arquivamento e Otimização - Dossiê Crítica Genética - Fase I, BP.TT
10/10462-3 - Arquivo on-line e otimização de pesquisa: Fase I - Núcleo I, BP.TT
10/05680-1 - "Afetação e escuta entre linguagens", BP.DR
10/07156-8 - Metáforas de Trabalho em Práticas Artísticas, BP.IC
10/07256-2 - O Visível e o Invisível no Corpo-em-arte, BP.IC
10/07257-9 - Treinamento de ator, memória e micropercepção: possibilidades para o corpo em cena, BP.IC
10/07384-0 - A memória e as micro percepçõe(s) sob a perspectiva do trabalho do ator-criador, BP.IC
10/05785-8 - Interlocuções: memórias e pequenas percepções, BP.PD - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Representação (artes)  Memória coletiva 

Resumo

Esse projeto propõe refletir e analisar, em um plano prático-conceitual, a seguinte hipótese: A utilização da memória singular ou coletiva de grupo- enquanto potencializadora de criação de ações-matrizes físico-vocais no contexto poético de criação ficcional e espetacular - passa pela possível ativação conjunta de microações, microafetos e micropercepções acionada por essas mesmas memórias, lançando o ator em uma zona de turbulência não mimética da ação-lembrança, mas em fluxo intensivo e em fabulação. Por outro lado, os paradoxos corporais que jogam o atuante no que podemos chamar de Zona de Experiência podem levar a ativação de memórias singulares que também potencializam a zona de turbulência das micropercepções. Essa relação hipoteticamente intrínseca entre memória-micropercepção acontece em uma zona limiar, de fronteira consciente-inconsciente que poderíamos chamar de zona de forças, zona pré-sensível, pré-perceptiva, extra-cotidiana ou ainda platô de suspensão da descrença e que demandaria uma reflexão conceitual própria e criativa - não somente fenomenológica, semiótica ou psicológica - baseada em experiências práticas de trabalho. O debate dessa hipótese levantada será realizado em três linhas de investigação e um setor de apoio que se retroalimentam e interpenetram. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
O corpo em arte