FAPESP Logo

Tempo de incubação e taxa de eclosão de tartarugas-da-Amazônia (Podocnemis expansa) sob diferentes manejos de ninhos

Pesquisador responsável:

Luciano Martins Verdade

Beneficiário:

Instituição-sede da pesquisa: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba, SP, Brasil
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo: 00/00215-7
Vigência: 01 de agosto de 2000 - 30 de junho de 2002
Assunto(s):

Manejo animal

Tartaruga da Amazônia

Podocnemis expansa

Resumo
A tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa) possui um histórico de grande destruição de seus estoques naturais, tanto por enchentes naturais (repiquetes) quanto pela exploração humana de seus produtos. O objetivo do presente projeto de pesquisa é desenvolver estratégias de manejo de ovos que evitem os efeitos dos repiquetes, minimizando a mortalidade natural e possibilitando a utilização dos filhotes por criadouros autorizados ou programas de pesquisa. Para isto, serão realizados três experimentos, quais sejam: 1) monitoramento de temperatura, umidade e compactação interna da câmara de ovos, densidade da areia e morfometria dos ninhos; 2) determinação do período de incubação, taxa de eclosão e proporção sexual, através de incubação artificial; e 3) determinação do período ideal de coleta dos ovos e da influência de sua viragem no sucesso da incubação artificial. Serão utilizadas posturas ocorridas nas praias do rio Crixás-açu, Goiás, entre agosto e novembro de 2000. Como resultado deste projeto de pesquisa, espera-se adequar o manejo de ninhos da espécie, de forma a assegurar sua produção em cativeiro em contraponto à sua exploração ilegal (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BONACH, KELLY; MALVASIO, ADRIANA; MATUSHIMA, ELIANA R.; VERDADE, LUCIANO M. Temperature-sex determination in Podocnemis expansa (Testudines, Podocnemididae). IHERINGIA SERIE ZOOLOGIA, v. 101, n. 3, p. 151-155, SEP 30 2011. Citações Web of Science: 0.
BONACH‚ K.; PIÑA‚ C.I.; VERDADE‚ L.M. Allometry of reproduction of Podocnemis expansa in Southern Amazon Basin. Amphibia-Reptilia, v. 27, n. 1, p. 55-61, 2006.
Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema:
CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP