FAPESP Logo

Desenvolvimento de software para identificar a expressão facial de dor do recém-nascido

Pesquisador responsável:

Ruth Guinsburg

Beneficiário:

Instituição-sede da pesquisa: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo, SP, Brasil
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo: 12/50157-0
Vigência: 01 de agosto de 2012 - 31 de julho de 2014
Assunto(s):

Medição da dor

Dor

Expressão facial

Softwares

Resumo
Introdução: Embora, nos últimos anos, esteja ocorrendo um crescente interesse com relação à investigação da melhor forma de avaliação de dor e de estresse no neonato, é necessário desenvolver uma ferramenta mais adequada para avaliar ou mensurar a dor nessa faixa etária. Objetivo: Desenvolver um software para identificar a expressão facial de dor do recém-nascido, por meio do reconhecimento de imagens, a ser utilizado em tempo real, nas unidades de terapia intensiva para auxiliar os profissionais de saúde a monitorar sua presença e a necessidade de intervenção. Método: Primeiro, criar-se-á um banco de imagens faciais de 30 recém-nascidos com idade gestacional entre 28 e 34 semanas, utilizando fotos de "webcam" tomadas durante a coleta de sangue por punção no dorso da mão antes, durante e após o procedimento, sendo tais fotos classificadas em neutras, dor e desconforto por 5 neonatologistas, cegos em relação ao momento de sua tomada O software será criado em um ambiente de desenvolvimento de aplicações para plataforma Windows orientado a objetos denominado Delphi. O desenvolvimento do software incluirá a importação da filmagem continuada do recém-nascido com mapeamento de pontos faciais determinados de tempo em tempo, identificando e discriminando as estruturas faciais de uma imagem 2D com a chamada "assinatura facial" do recém-nascido. Na programação desse software, serão padronizados os pontos principais da imagem: olhos, sobrancelhas, nariz e lábios, mapeando a geometria e as proporções da face do recém-nascido. Para que o software faça a diferenciação das imagens de dor e ausência de dor, será programada a comparação entre a geometria da face em tempo real e a do banco de imagens, analisando-se os 8 parâmetros que determinam a presença de dor no recém-nascido determinados pela escala Neonatal Facial Coding System. O software será desenvolvido para que, após um tempo de filmagem, seja gerado um relatório indicando quantas vezes o paciente apresentou face de dor no período. (AU)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Software identifica expressões de dor em recém-nascidos

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HEIDERICH, TATIANY MARCONDES; FIGUEIREDO STOCHERO LESLIE, ANA TERESA; GUINSBURG, RUTH. Neonatal procedural pain can be assessed by computer software that has good sensitivity and specificity to detect facial movements. ACTA PAEDIATRICA, v. 104, n. 2, p. E63-E69, FEB 2015. Citações Web of Science: 0.
Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema:
CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP