Busca avançada

Pesquisa e desenvolvimento de uma aplicação de apoio a esportes coletivos utilizando tablet PC

Processo: 08/58404-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de agosto de 2009 - 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Pedro Henrique Borges de Almeida
Beneficiário:
Empresa: Clansoft Desenvolvimento de Software Ltda (ClanSoft)
Município: Campinas
Auxílios(s) vinculado(s):11/50064-0 - Pesquisa e desenvolvimento de uma aplicação de apoio a esportes coletivos, utilizando interfaces pen-based, AP.PIPE
Bolsa(s) vinculada(s):09/10490-0 - Pesquisa e desenvolvimento de uma aplicação de apoio a esportes coletivos utilizando tablet PC, BP.PIPE
09/11033-1 - Pesquisa e desenvolvimento de uma aplicacao de apoio a esportes coletivos utilizando tablet pc, BP.TT
09/11021-3 - Pesquisa e desenvolvimento de uma aplicacao de apoio a esportes coletivos utilizando tablet pc, BP.TT
Assunto(s):Sistemas de informação  Análise estatística de dados  Tablet (dispositivos móveis)  Esportes  Planejamento tático 

Resumo

Este projeto visa ao desenvolvimento de um sistema computacional de apoio a comissões técnicas de esportes coletivos, com aplicação na formulação e exposição do planejamento tático de suas equipes. Através de parcerias com clubes de futebol, funcionalidades serão identificadas e desenvolvidas para Tablet PCs, a partir de necessidades prospectadas junto a equipes técnicas, e revalidadas iterativamente, em função de resultados e informação colhidos de sua aplicação em cenários reais. Requisitos de partida estabelecidos pré-projeto, através de entrevistas e discussões com técnicos dos clubes parceiros, servirão para subsidiar a especificação de um protótipo inicial do sistema. Ele passará então a ser sistematicamente aprimorado, empregando a metodologia Scrum, apropriada a este projeto em função de sua flexibilidade para absorver alterações, acréscimos ou remoções de requisitos, prioridades, etc., que são então imediatamente incorporados a novas versões funcionais intermediárias, e através destes testados para validação mediante aplicação regular e continuada nas atividades de formulação tática e preparação das equipes, a periodicidade de tais iterações havendo sido pré-estabelecida em duas semanas. O projeto contempla ainda a pesquisa de critérios e parâmetros que permitam isolar e avaliar a efetividade da ferramenta no desempenho e resultados das equipes parceiras, estudar a natureza de resistências eventualmente oferecidas à adoção de modernas tecnologias de apoio. Em sua versão final, pretende-se que o sistema realizado a partir deste projeto incorpore a totalidade das funcionalidades parcialmente disponibilizadas pelas poucas ferramentas já existentes ou em desenvolvimento nesta área, a elas acrescentando inovações advindas de cuidadosa aplicação dos princípios da Engenharia de software para design participativo. Por fim, espera-se deste projeto que signifique e realize um passo inicial na possível e desejável criação de uma expertise nacional em desenvolvimento de produtos e tecnologias de informática aplicada aos esportes, nicho tecnológico ainda aberto a uma eventual liderança brasileira no âmbito internacional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Software substitui pranchetas para treinadores de futebol 
Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio:
A tática do jogo