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Roadmap tecnológico para biocombustíveis de aviação sustentáveis: oportunidades para o Brasil

Processo: 12/50009-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Parceria para Inovação Tecnológica - PITE
Vigência: 01 de abril de 2012 - 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Convênio/Acordo: Boeing
Pesquisador responsável:Luis Augusto Barbosa Cortez
Beneficiário:Luis Augusto Barbosa Cortez
Instituição-sede: Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil
Empresa: Empresa Brasileira Aeronáutica S/A (EMBRAER)
Assunto(s):Combustíveis alternativos  Biocombustíveis  Etanol  Aviação 

Resumo

O presente projeto é uma proposta de roadmap tecnológico com o objetivo de identificar os desafios visando a substituição do atual querosene de aviação por biocombustíveis sustentáveis. Este estudo está sendo chamado de "gap study" justamente por tratar dos gargalos existentes ligados à produção e ao uso de biocombustíveis para este fim. O novo combustível a ser usado em aviões a jato devem satisfazer as especificações técnicas do atual "A-1 jet fuel", deve ser uma substituição do tipo "drop-in" para evitar qualquer tipo de adaptação, deve ser sustentável, o que significa apresentar um elevado potencial de mitigação dos GEE (GHG), baixo custo, benefícios econômicos elevados, apresentar boa logística na produção e distribuição subsequente considerando o seu uso global. O novo biocombustível deve ser sustentável por apresentar bons indicadores (particularmente baixas emissões de CO2) quando comparado ao querosene atualmente utilizado, mas também atender os requisitos da indústria de aviação em relação a ser "Carbon Neutral Gases (CGN)" até 2020 e 50% de redução líquida das emissões de CO2 em relação aos níveis de 2005. Também deve ter um custo não muito elevado em relação ao querosene A-1. A metodologia a ser utilizada neste estudo é basicamente composta de uma série de workshops, visitas técnicas a laboratórios e empresas no exterior (principalmente nos EUA). Os resultados finais do presente estudo serão utilizados para a montagem de um edital do Programa CEPID da FAPESP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
FAPESP e Boeing discutem futuras colaborações em pesquisa 
Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio:
Vol vert 
Voo verde 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CANTARELLA, HEITOR; NASSAR, ANDRE MELONI; BARBOSA CORTEZ, LUIS AUGUSTO; BALDASSIN JUNIOR, RICARDO. Potential feedstock for renewable aviation fuel in Brazil. ENVIRONMENTAL DEVELOPMENT, v. 15, p. 52-63, JUL 2015. Citações Web of Science: 3.
CORTEZ, LUIS A. B.; NIGRO, FRANCISCO E. B.; NOGUEIRA, LUIZ A. H.; NASSAR, ANDRE M.; CANTARELLA, HEITOR; MORAES, MARCIA A. F. D.; LEAL, RODRIGO L. V.; FRANCO, TELMA T.; SCHUCHARDT, ULF F.; BALDASSIN JUNIOR, RICARDO. Perspectives for Sustainable Aviation Biofuels in Brazil. INTERNATIONAL JOURNAL OF AEROSPACE ENGINEERING, 2015. Citações Web of Science: 1.

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