Busca avançada

SPSAS-evo – São Paulo School of Advanced Science Evolution | São Sebastião - SP

Processo: 11/51916-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Organização de Reunião Científica - Escola São Paulo de Ciência Avançada
Vigência: 01 de março de 2012 - 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Marques
Beneficiário:
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Biogeografia  Evolução biológica  Filogeografia 

Resumo

Propomos a realização da 1st São Paulo School of Advanced Science - Evolution (SPSAS-evo), com objetivo de explorar as bases conceituais, integração de temas, exposição de métodos de análise e aplicações de pesquisas neste campo de estudo. O estudo de Evolução é a base de todos os estudos biológicos, uma vez que é a Teoria que sustenta nossa compreensão e modelos da origem da vida e da diversidade per se. Uma boa fundamentação em evolução é a base para a compreensão de qualquer processo biológico, desde a origem de fenótipos e genes, até a compreensão de mudanças globais, sendo essencial para modelos de conservação de biodiversidade. Este tema sempre foi, e será, a área central de pesquisas biológicas. Sendo esta uma primeira Escola no tema, ela também tem também o objetivo de apresentar as inúmeras possibilidades de estudos evolutivos, desde o nível do organismo (e.g., evo-devo) até o nível histórico (e.g., biogeografia). A Escola foi organizada em duas semanas e um total de 78 horas (no mínimo, a depender do tempo gasto nos períodos de estudo livre pelos alunos), com nove dias envolvendo aulas, estudos práticos dirigidos, mesas redondas, exposição das linhas de pesquisa em evolução no Estado de São Paulo, trabalhos em grupo para a produção de propostas de artigos científicos e páginas conceituais na web, discussão de seus projetos com os professores e palestrantes, e dois dias com visitas monitoradas a exemplos da planta de pesquisa do Estado de São Paulo. Há três eixos temáticos principais, sinergéticos, o de "Microevolução", "Macroevolução" e "Abordagens Integradas". Serão 15 professores (9 de instituições estrangeiras e 6 de instituições nacionais) e 9 palestrantes (todos do Estado de São Paulo). A Escola oferecerá 60 vagas sendo pelo menos 30 destas para estudantes de instituições estrangeiras, contemplando desde o nível de graduação até pós-doutorandos. Nossa expectativa é promover colaborações futuras entre os estudantes da escola e seu corpo docente, atrair jovens talentos da área para estudos no Estado de São Paulo também por meio de dar ampla visibilidade à pesquisa paulista e culminar em um melhor nível dos estudos e publicações de todos os envolvidos na Escola. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Professor de Harvard fala sobre a vida no jovem planeta Terra 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PARFREY, LAURA WEGENER; LAHR, DANIEL J. G. Multicellularity arose several times in the evolution of eukaryotes (Response to DOI 10.1002/bies.201100187). BIOESSAYS, v. 35, n. 4, p. 339-347, APR 2013. Citações Web of Science: 17.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.