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Congregações católicas, educação e Estado Nacional no Brasil (1840-1950)

Processo: 11/51829-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de abril de 2012 - 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Agueda Bernardete Bittencourt
Beneficiário:
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil
Pesquisadores principais:Maria Lucia Spedo Hilsdorf
Auxílios(s) vinculado(s):12/24519-2 - Pesquisador visitante: Evaldo Amaro Vieira projeto: congregações católicas, educação e Estado Nacional no Brasil, AV.BR
Bolsa(s) vinculada(s):14/09208-6 - Catalogação de fontes e organização do banco de dados do projeto temático congregações católicas, educação e Estado Nacional, BP.IC
14/03203-2 - Intelectuais católicos, estado e direitos infanto-juvenis (Brasil, 1980-1990), BP.DR
12/03035-7 - Formação de almas e inteligências: a Liga do Professorado Católico e a Ação Católica no estado de São Paulo, BP.PD
Assunto(s):

Catolicismo

Congregação religiosa

Cultura brasileira

Educação católica

Política educacional

Período Nacional

Brasil

Resumo
Este projeto trata da imigração de congregações religiosas para o Brasil, no final do século XIX e meados do século XX. Examina as alianças, disputas e acordos que oportunizaram o deslocamento dessas congregações europeias, suas relações com o projeto da Igreja Católica para o Brasil, com o processo de romanização da própria Igreja e com os projetos políticos das próprias congregações em fase de internacionalização. Analisa os efeitos da chegada de congregações religiosas no país, no momento de construção do sistema nacional de educação, de lutas pela laicização do estado e da sociedade e de configuração das cidades modernas. Tem seu foco central na educação, entendida como processo de socialização dos recém-chegados - crianças e estrangeiros. Educação que se estende para além da escolarização, que também se desenvolve e é marcada pela vida urbana, pela estética da cidade, pelos objetos da cultura - edifícios, livros, estruturas empresariais, artes - pelas linguagens. O que este projeto de pesquisa propõe, portanto, é examinar o lugar social das congregações católicas a fim de problematizar as questões tradicionalmente presentes na história da educação brasileira. O aumento da circulação das congregações no sentido Europa Brasil e a constituição de outras aqui no país se dá no período de construção do Estado Nacional. De que forma as congregações católicas se espalharam por todo o país desde meados do século XIX e como participaram da construção do estado nacional é a questão central desse projeto. (AU)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
A trajetória do pensamento católico no Brasil
Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio:
Religião e política no ensino

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