Busca avançada

Cadastramento dos elementos geológicos e geomorfológicos da Cratera de Colônia para estabelecer uma estratégia de gestão e preservação ambiental

Processo: 11/50987-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2012 - 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Convênio/Acordo: Condephaat
Pesquisador responsável:Victor Velázquez Fernandez
Beneficiário:
Instituição-sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Geomorfologia  Cratera 

Resumo

A Cratera de Colônia, localizada a 40 km ao sul do centro da Cidade de São Paulo, é uma proeminente feição geomorfológica e tem sido alvo de várias pesquisas de interesse científico, principalmente, pela sua intrigante forma circular, considerada como resultante de crateramento por impacto de meteorito. Os elementos naturais que compõem a cratera fazem dela um laboratório natural para os mais variados tipos de estudos e fonte inesgotável de informações geológicas, biologias, paleoclimáticas e paleoecológicas. Existem apenas 178 crateras de impactos confirmadas ao redor do mundo, dos quais Ries Crater, Alemanha, e a Cratera de Colônia são as duas únicas crateras habitadas. Em virtude da escassa atenção recebida por parte dos representantes do Poder Público e por se tratar de um relevante patrimônio natural de elevada potencialidade científica, educacional e lúdica, julgou-se conveniente executar um projeto com abordagem holística, tendo como principal objetivo a elaboração de um documento técnico-científico que sirva de apoio para a execução de um plano de ação efetivo voltado para a conservação e aproveitamento sustentável da Cratera de Colônia. Todas as informações reunidas, incluindo estudos petrográficos e geoquímicos de rochas e sedimentos, datação radiométrica pelo método C-14, caracterização geomorfológica a partir dos produtos de sensoriamento remoto e do modelo digital do terreno e dados geofísicos, além da confecção de mapas temáticos, deverão ser armazenadas num único banco de dado georreferenciado, a fim de facilitar e agilizar o seu acesso para uma atualização permanente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Cratera guarda a memória de impacto de corpo celeste na periferia de São Paulo 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VELAZQUEZ, VICTOR F.; COLONNA, JULIANNA; MARTINS SALLUN, ALETHEA E.; AZEVEDO SOBRINHO, JOSE MARIA; SALLUN FILHO, WILLIAM; PAIVA, JR., PAULO C. A. The Colonia Impact Crater: Geological Heritage and Natural Patrimony in the Southern Metropolitan Region of Sao Paulo, Brazil. GEOHERITAGE, v. 6, n. 4, p. 283-290, DEC 2014. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.