FAPESP Logo

Conteúdo relacionado

    Plantando um poemeiro, a poesia na escola - in: projeto de pesquisa, leitura e literatura na escola, núcleo regional de pesquisa

    Pesquisador responsável:

    Maria Alice de Oliveira Faria

    Beneficiário:

    Instituição-sede da pesquisa: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis, SP, Brasil
    Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
    Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
    Processo: 92/00042-7
    Vigência: 01 de agosto de 1992 - 31 de julho de 1994
    Assunto(s):

    Poesia

    Leitura

    Projetos de pesquisa

    Educação infantil

    Língua portuguesa

    Ensino fundamental

    Jogos silábicos

    Resumo
    A partir de atividades com a poesia na escola elementar, realizada na França, pretendemos: 1) avaliar essas atividades, selecionando as que nos parecerem exeqüíveis em nossas escolas; 2) proceder às necessárias adaptações à língua portuguesa, escolhendo os textos no acervo de poesias, infantis ou não, de expressão portuguesa; 3) organizar séries de atividades em rigorosa progressão - devidamente testadas para alunos da pré-escola ao fim do 1º grau, acompanhadas de parte pedagógica para o professor, explicitando o porquê e o como fazer. Estas atividades se apoiarão basicamente em jogos poéticos, a fim de sensibilizar os alunos para a poesia, levá-los a dominar os instrumentos poéticos básicos, de forma prazerosa, fazê-los trabalhar ludicamente com a linguagem e, sem pretender 'fazer' alunos-poetas, dar-lhes a possibilidade de criar com a linguagem poética. (AU)

    CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
    cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP