Busca avançada

Laboratório portátil de projetos de arquitetura

Processo: 06/59989-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência: 01 de abril de 2007 - 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Maria Gabriela Caffarena Celani
Beneficiário:
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):11/50422-3 - Processo de desing e linguagem de programacao:dialogos possiveis., BP.DR
11/50139-0 - Personalizacao da habitacao de interesse social no brasil., BP.DR
11/09387-0 - Automação e Arquitetura, BP.IC
+ mais bolsas vinculadas 09/51205-6 - A prototipagem rapida no processo de producao de maquetes de edificios historicos, BP.IC
09/50782-0 - Fabricacao digital de formas de concreto: um exercicio de projeto., BP.IC
08/54572-7 - A digitalizacao 3d para prototipagem rapida: um estudo de caso de engenharia reversa na pinacoteca do estado de sao paulo, BP.IC
08/52971-1 - Joao batista vilanova artigas e a influencia de frank lloyd wright. uma analise formal., BP.MS
07/59027-4 - Cenografia com o uso da prototipagem rapida., BP.IC - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Projeto de arquitetura  CAD  Laboratórios 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Investindo...pesquisadores_354_253_253.pdf

Resumo

A presente proposta de pesquisa prevê a criação da estrutura embrionária de um laboratório de projetos de arquitetura para a FEC/Unicamp. Essa estrutura inicial será concebida na forma de um pequeno “laboratório portátil”, que não necessitará de espaço físico exclusivo. Os argumentos teóricos são baseados principalmente na obra de Herbert Simon, e apoiam o desenvolvimento de pesquisas na área de projeto de arquitetura e em geral. Em seguida, são discutidos os principais métodos de pesquisa nessa área. Procurou-se também expor as dificuldades enfrentadas pelos docentes dos cursos profissionais em sua busca pela atualização e contato com o mundo real, tendo em vista a qualidade do ensino de projeto, ao mesmo tempo que existe uma expectativa, por parte da universidade, no sentido de ampliarem sua produtividade em pesquisa. Dessa forma, o laboratório proposto possui a tripla função de tentar compatibilizar essas duas atividades importantes para o professor/pesquisador da área de projeto, ao mesmo tempo que promove oportunidades de experiência profissional para alunos dos cursos oferecidos na FEC, além de oferecer oportunidades de obtenção de serviços sem custo ou a custos acessíveis por entidades assistenciais e segmentos menos favorecidos da sociedade. (AU)