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Desenvolvimento de metodologia de ensaios de ligas resistentes à carburação e à carburação catastrófica

Processo:97/13118-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Parceria para Inovação Tecnológica - PITE
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2000
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2003
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Zehbour Panossian
Beneficiário:Zehbour Panossian
Instituição Sede: Instituto de Pesquisas Tecnológicas S/A (IPT). São Paulo , SP, Brasil
Município da Instituição Sede:São Paulo
Empresa: Engemasa Engenharia de Materiais Ltda
Bolsa(s) vinculada(s):00/08436-2 - Desenvolvimento de metodologia de ensaios de ligas resistentes à carburação e à carburação catastrófica, BP.TT
Assunto(s):Metalurgia extrativa  Metalurgia extrativa não ferrosa  Ligas resistentes ao calor 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carburacao | Carburacao Castatofrica | Fluencia | Tubos Centrifugados

Resumo

O projeto teve por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia de ensaios para a avaliação do comportamento de ligas resistentes ao calor sob condições em que os fenômenos de carburação, carburação catastrófica e fluência atuam simultaneamente. Além disso, visou aumentar o grau de domínio quanto ao efeito da composição química de ligas resistentes ao calor e das características do meio de aplicação dessas ligas sobre os fenômenos de carburação e de carburação catastrófica, juntamente com o aumento do conhecimento dos mecanismos de ocorrência desse último fenômeno. A meta é estabelecer uma "classificação" do desempenho das ligas resistentes ao calor produzidas pela Villares quanto a solicitações envolvendo carburação, carburação catastrófica e fluência. Prevê duas séries de experimentos envolvendo ligas resistentes ao calor comercializadas pela empresa: ensaios para avaliação da suscetibilidade à carburação e à carburação catastrófica, utilizando-se atmosfera carburante gasosa com corpos-de-prova posicionados no interior de um forno tubular, e ensaios para avaliação do comportamento das ligas quando submetidas simultaneamente à carburação e à fluência com tubos fundidos posicionados em uma máquina de ensaio de fluência (AU)

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