FAPESP Logo

Biologia da conservação de espécies nativas da Mata Atlântica com potencial fitoterápico: uma abordagem genética sobre restaurações florestais

Processo: 11/50296-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2011 - 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Maria Imaculada Zucchi
Beneficiário:
Instituição-sede: Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):

Reflorestamento

Genética de populações

Genômica

Marcador molecular

Mata Atlântica

Resumo
A destruição da Mata Atlântica brasileira é um dos mais alarmantes problemas de conservação ecológica do mundo. Para a preservação deste bioma e das espécies nativas nele encontradas é necessário não só a conservação dos remanescentes naturais, como também a restauração florestal de áreas já desflorestadas. Para tanto se fazem necessários estudos de acompanhamento da sustentabilidade a longo prazo das áreas de restauração florestal. A diversidade genética é uma das bases principais da conservação ambiental. Além da restauração da diversidade florística, os projetos de restauração necessitam também equacionar a restauração da diversidade genética dessas comunidades. Este projeto se propõe a realizar um estudo aprofundado sobre as condições de diversidade e estruturação genética em áreas de restauração florestal em Floresta Estacional Semidecidual da Mata Atlântica, comparando essas condições com as encontradas em remanescentes naturais. Nossa proposta se divide em seis focos principais: 1) O estudo de diversidade e estruturação genéticas de espécies alvo em áreas de restauração florestal e de remanescentes naturais com o uso de marcadores microssatélites nucleares (SSR); 2) Estudo da filogeografia dessas espécies incluindo as áreas de restauração florestal através do uso de marcadores microssatélites cloroplastidiais (cpSSR); 3) Projeto piloto de enriquecimento da diversidade genética em áreas já restauradas; 4) Estudo da taxa de cruzamento das espécies para a determinação do sistema de cruzamento; 5) Buscar, através de genômica populacional (AFLP), regiões alvo do genoma das espécies estudadas que sofram seleção em ambientes antropizados, e conseqüentemente sejam importantes para a sobrevivência dos indivíduos nestes ambientes perturbados; e 6) Projeto piloto de educação ambiental com alunos da rede de ensino básico de Piracicaba, conscientizando sobre a importância da conservação e recuperação dos biomas naturais, em especial da Mata Atlântica. (AU)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Diversidade genética em áreas restauradas de Mata Atlântica surpreende pesquisadores

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SUJII, PATRICIA SANAE; SCHWARCZ, KAISER DIAS; GRANDO, CAROLINA; DO VALLE, GIULIANA ETORE; DE CAMPOS, JAQUELINE BUENO; PINHEIRO, JOSE BALDIN; ZUCCHI, MARIA IMACULADA. Isolation and characterisation of microsatellite markers for Centrolobium tomentosum (Fabaceae), a neotropical tree species widely used for Atlantic Rainforest restoration. CONSERVATION GENETICS RESOURCES, v. 7, n. 3, p. 733-734, SEP 2015. Citações Web of Science: 0.
GRANDO, CAROLINA; BAJAY, MIKLOS M.; BAJAY, STEPHANIE K.; SCHWARCZ, KAISER D.; CAMPOS, JAQUELINE B.; BRANCALION, PEDRO H. S.; PINHEIRO, JOSE B.; RODRIGUES, RICARDO R.; SOUZA, ANETE P.; ZUCCHI, MARIA I. DEVELOPMENT AND CHARACTERIZATION OF MICROSATELLITE MARKERS FOR PIPTADENIA GONOACANTHA (FABACEAE). APPLICATIONS IN PLANT SCIENCES, v. 3, n. 2 FEB 2015. Citações Web of Science: 0.
Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema:
CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP