Pesquisa avançada

Desafios tribológicos em motores flex-fuel

Processo: 09/54891-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOEN - PITE
Vigência: 01 de outubro de 2012 - 30 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Projetos de Máquinas
Pesquisador responsável:Roberto Martins de Souza
Beneficiário:
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Empresa: Mahle Metal Leve S/A
Município: São Paulo
Assunto(s):Tribologia  Atrito  Desgaste (tribologia)  Lubrificação  Motores de combustão interna  Motor bicombustível 

Resumo

O uso de etanol em motores, além do aumento de solicitação decorrente da maior pressão de combustão, incorpora condicionantes ainda mal entendidas como possível lavagem e diluição do lubrificante durante a partida a frio, ambiente mais corrosivo, ou, de modo geral, alteração no meio ambiente do sistema tribológico, o que já têm resultado em falhas nos componentes de motores. Este projeto se propõe a aplicar conceitos de tribologia visando melhor entendimento dos fenômenos de atrito e desgaste em motores flex-fuel concentrando-se, com o apoio de modelagem, especificamente nas particularidades do efeito do álcool sobre dois tribossistemas dos motores: o sistema anel-lubrificante-cilindro e o sistema válvula-meio interfacial-sede de válvula. Esta abordagem permitirá que projeto tenha caráter pré-competitivo e tenha também um forte componente de formação de pessoas com conhecimentos em tribologia de motores de combustão interna, capazes de apoiar o desenvolvimento sustentado de tecnologias para motores que utilizem biocombustíveis. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Estudo da Poli pode aumentar eficiência e reduzir desgaste de motores flex 
Novo regime automotivo deve estimular a melhoria da eficiência de motores a etanol 
Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio:
Economia de álcool 

Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COUSSEAU, TIAGO; RUIZ ACERO, JUAN SEBASTIAN; SINATORA, AMILTON. Tribological response of fresh and used engine oils: The effect of surface texturing, roughness and fuel type. TRIBOLOGY INTERNATIONAL, v. 100, n. SI, p. 60-69, AUG 2016. Citações Web of Science: 2.
PROFITO, FRANCISCO J.; TOMANIK, EDUARDO; ZACHARIADIS, DEMETRIO C. Effect of cylinder liner wear on the mixed lubrication regime of TLOCRs. TRIBOLOGY INTERNATIONAL, v. 93, n. B, SI, p. 723-732, JAN 2016. Citações Web of Science: 2.
PROFITO, FRANCISCO J.; GIACOPINI, MATTEO; ZACHARIADIS, DEMETRIO C.; DINI, DANIELE. A General Finite Volume Method for the Solution of the Reynolds Lubrication Equation with a Mass-Conserving Cavitation Model. TRIBOLOGY LETTERS, v. 60, n. 1 OCT 2015. Citações Web of Science: 2.
BORTOLETO, ELEIR M.; SOUZA, ROBERTO M.; CUPPARI, MARCIO G. V. Atomistic simulation of the sliding of a rigid indenter over aluminum with crystalline defects. TRIBOLOGY INTERNATIONAL, v. 82, n. B, SI, p. 311-318, FEB 2015. Citações Web of Science: 3.
PROFITO, FRANCISCO J.; ZACHARIADIS, DEMETRIO C. Partitioned fluid-structure methods applied to the solution of elastohydrodynamic conformal contacts. TRIBOLOGY INTERNATIONAL, v. 81, p. 321-332, JAN 2015. Citações Web of Science: 1.

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