FAPESP Logo

Seleção para produção de carne bovina com redução da emissão de gases de efeito estufa

Pesquisador responsável:

Maria Eugênia Zerlotti Mercadante

Beneficiário:

Instituição-sede da pesquisa: Instituto de Zootecnia. Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Nova Odessa, SP, Brasil
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo: 10/52201-1
Vigência: 01 de março de 2011 - 31 de março de 2014
Convênio/Acordo de cooperação com a FAPESP: CNPq - REPENSA
Assunto(s):

Gases do efeito estufa

Melhoramento genético animal

Metano

Produção animal

Gado Nelore

Carne bovina

Consumo alimentar residual

Resumo
A gestão e a mitigação de gases de efeito estufa (GEE) provenientes da agricultura é uma preocupação crescente, uma vez que essas atividades podem vir a ser regulamentadas e taxadas com a adoção de metas de emissão de GEE. Oportunidades na manipulação nutricional e microbiológica para reduzir as emissões de metano entérico de animais têm sido amplamente analisadas, mas há pouca informação sobre as oportunidades de mitigação por meio de melhoramento genético animal. Fóruns recentes têm abordado o impacto potencial da genética animal na intensidade de emissão de cada animal. Há algumas evidências que a seleção de animais baseada no valor genético do consumo alimentar residual oferece um mecanismo definitivo para reduzir as emissões de metano entérico sem comprometer a produtividade animal. Neste contexto, existem oportunidades para melhoramento genético animal, mas muito pouco se sabe a respeito das técnicas envolvidas na obtenção desses fenótipos, da variabilidade fenotípica e genética das características e dos corretos objetivos de seleção. Para avançar o conhecimento nessas características em Bos indicus (a exemplo do que tem sido feito atualmente em Bos taurus ao redor do mundo) é essencial a formação de uma rede multidisciplinar para teste, uso, adequação ou desenvolvimento de diferentes técnicas para obtenção desses fenótipos da forma mais precisa e acurada possível, para posterior aplicação em populações maiores de bovinos de corte. O objetivo geral desse projeto é aumentar o conhecimento sobre a característica consumo alimentar residual em Bos indicus, com a finalidade de elucidar sua repetibilidade nas fases do ciclo de produção de bovinos de corte, recria em confinamento; recria em pastagem; terminação, e o efeito dessa característica sobre a variabilidade da emissão de metano entérico pelos animais. Esses conhecimentos serão essenciais para fomentar a sustentabilidade da cadeia de produção de carne através do melhoramento animal. Serão avaliados 240 animais (duas progênies de uma das linhas de seleção da raça Nelore do Instituto de Zootecnia) em dois anos consecutivos para as características consumo alimentar residual pós-desmama em confinamento, consumo alimentar residual em pastagem na recria e na terminação e produção diária de metano em confinamento e pastagem. Será também calculado o valor econômico de características biológicas relevantes em sistemas de produção de bovinos de corte, cujo melhoramento genético possa apresentar um impacto econômico direto e ambiental. Todas as características avaliadas serão comparadas entre as classes de consumo alimentar residual. (AU)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Pesquisa avalia emissão de metano por bovinos

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOBRINHO, T. L. P.; MERCADANTE, M. E. Z.; CANESIN, R. C.; CYRILLO, J. N. S. G.; ALBUQUERQUE, L. G.; BRANCO, R. H. Heritability of predicted daily enteric methane emissions from growing Nellore cattle. Genetics and Molecular Research, v. 14, n. 4, p. 14123-14129, 2015. Citações Web of Science: 0.
Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema:
CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP