FAPESP Logo

Rede de pesquisa de compostos químicos vegetais para controle de malária a partir da etnofarmacologia nos estados do Amazonas e Acre

Pesquisador responsável:

Lin Chau Ming

Beneficiário:

Instituição-sede da pesquisa: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu, SP, Brasil
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Etnofarmacologia
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Processo: 09/53638-7
Vigência: 01 de junho de 2011 - 31 de agosto de 2015
Convênio/Acordo de cooperação com a FAPESP: CNPq - Pronex - Rede Malária
Publicação FAPESP sobre o auxílio:http://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/science_of_the_amazon_29_66_67.pdf
Assunto(s):

Malária

Parasitologia

Fitoquímica

Bioensaio

Resumo
Objetivo geral: Proceder à pesquisa de novos produtos naturais vegetais para o tratamento da malária e males associados, a partir da etnofarmacologia nos municípios localizados nas bacias do Rio Negro e Purus no Estado do Amazonas e Acre. Objetivos específicos: Identificar as espécies utilizadas para o tratamento da malária, separando-as quanto às indicações de uso; Traçar o perfil das pessoas que conhecem e utilizam plantas para o tratamento da doença; Procurar entender a percepção dos informantes sobre a malária e as restrições alimentares relacionadas com a doença; Classificar as espécies vegetais indicadas quanto a origem, formas de vida e áreas de ocorrência; Descrever as formas de propagação das espécies indicadas, o manejo da coleta das partes usadas e as formas de preparo e modos de utilização; Testar extratos das plantas indicadas para verificar a atividade biológica em Artemia franciscana; Testar os extratos com maior atividade biológica sobre cepas padronizadas de Plasmodium falciparum e Plasmodium berghei; Caracterizar os princípios ativos dos extratos vegetais com as atividades biológicas mais promissoras; Detectar e identificar metabólitos presentes no plasma de animais de laboratório a fim de confirmar ou não a hipótese de extensiva metabolização de metabólitos secundários ativos e seus precursores; Estudar os mecanismos moleculares da interação fármacos-receptores dos compostos mais promissores verificados na pesquisa. (AU)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Estudo identifica novos remédios da tradição indígena no tratamento da malária

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KFFURI, CAROLINA WEBER; LOPES, MOISES AHKUTO; MING, LIN CHAU; ODONNE, GUILLAUME; KINUPP, VALDELY FERREIRA. Antimalarial plants used by indigenous people of the Upper Rio Negro in Amazonas, Brazil. Journal of Ethnopharmacology, v. 178, p. 188-198, FEB 3 2016. Citações Web of Science: 0.
Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema:
CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP