Busca avançada

Utilização da técnica de FTIR no estudo do reaproveitamento de rejeitos poliméricos de PET e de pneus usados por reciclagem mecânica

Processo: 07/07676-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2008 - 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Clodoaldo Saron
Beneficiário:
Instituição-sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena, SP, Brasil
Assunto(s):Poliamidas  Elastômeros  Reciclagem  Polímeros (materiais)  Aproveitamento de subprodutos  Pneus 

Resumo

A produção de rejeitos poliméricos pós-consumo e pós-industrial representa uma fonte de poluição a diversos ambientes naturais e um desafio para o gerenciamento de resíduos em grandes cidades. Os resíduos pós-consumo mais problemáticos são aqueles provenientes de embalagens, em função do grande volume produzido e os resíduos de elastômeros termofixos, pela dificuldade no processo de reciclagem. Para as indústrias, os rejeitos pós-industriais representam um custo adicional, associado às operações de descarte do material e uma preocupação constante, em virtude da legislação que se torna cada vez mais rigorosa. A reciclagem de polímeros por métodos mecânicos é a forma mais adequada para conciliar benefícios ambientais e econômicos, uma vez que reduz o volume de material plástico em aterros sanitários, lixões e áreas a céu-aberto, diminui a contaminação do solo e águas, agrega valor ao material, reduz custos relacionados ao descarte de material para as indústrias, contribui para a diminuição da emissão de gases poluentes e economiza recursos naturais não renováveis como o petróleo. Este projeto tem como objetivo principal estudar a reciclagem mecânica de materiais poliméricos derivados de pneus usados e de rejeitos provenientes da indústria de reciclagem de PET, considerados de difícil reciclagem por métodos mecânicos, empregando a técnica de espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) para avaliar as mudanças químicas que acontecem durante o processo de reciclagem, de modo a gerar subsídios para viabilizar a aplicação da reciclagem mecânica destes materiais na indústria. O desenvolvimento deste trabalho de pesquisa deverá representar uma contribuição real e viável economicamente para a redução do impacto ambiental gerado na produção e consumo de materiais poliméricos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio:
Reciclagem de pneus 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRENO HEINS BIMESTRE; CLODOALDO SARON. Chain extension of poly (ethylene terephthalate) by reactive extrusion with secondary stabilizer. MATERIALS RESEARCH-IBERO-AMERICAN JOURNAL OF MATERIALS, v. 15, n. 3, p. 467-472, Jun. 2012.
HIRAYAMA, DENISE; SARON, CLODOALDO. Chemical Modifications in Styrene-Butadiene Rubber after Microwave Devulcanization. Industrial & Engineering Chemistry Research, v. 51, n. 10, p. 3975-3980, MAR 14 2012. Citações Web of Science: 18.
CAIO T FERREIRA; JULIANA B. DA FONSECA; CLODOALDO SARON. Reciclagem de rejeitos de poli(tereftalato de etileno) (PET) e de poliamida (PA) por meio de extrusão reativa para a preparação de blendas. POLIMEROS-CIENCIA E TECNOLOGIA, v. 21, n. 2, p. 118-122, 2011.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.