FAPESP Logo

Vulnerabilidade da zona costeira dos estados de São Paulo e Pernambuco: situação atual e projeções para cenários de mudanças climáticas

Pesquisador responsável:

Eduardo Siegle

Beneficiário:

Instituição-sede da pesquisa: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Geológica
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo: 09/52564-0
Vigência: 01 de dezembro de 2009 - 31 de maio de 2013
Convênio/Acordo de cooperação com a FAPESP: FACEPE
Assunto(s):

Mudança climática

Nível do mar

São Paulo

Pernambuco

Resumo
A presente proposta objetiva o estudo da vulnerabilidade da zona costeira dos Estados de São Paulo e Pernambuco relacionada a mudanças nas condições forçantes. Através do estudo do comportamento morfodinâmico atual, será possível fazer projeções de seu comportamento frente a cenários de elevação do nível do mar e mudanças climáticas até o ano de 2100. A abordagem proposta compreende o entendimento dos efeitos de aumento do nível do mar, bem como do aumento na frequência e intensidade de eventos energéticos que atingem a zona costeira de interesse. Esses efeitos são amplamente relacionados à configuração geomorfológica da região de interesse, cujo conhecimento é fundamental na quantificação de projeções para os ambientes em questão. Para a abordagem do problema, é proposto o estudo de quatro ambientes praiais com características distintas: Ilha Comprida (litoral sul de SP); praia de Massaguaçú (litoral norte de SP); Recife/Jaboatão dos Guararapes (região metropolitana de Recife, PE) e Praia do Paiva/ltapuama (ao sul de Recife, PE). O projeto propõe a análise de dados disponíveis, experimentos de campo sem precedentes no litoral brasileiro para a coleta de dados in situ e a aplicação de um modelo numérico complexo para o entendimento da dinâmica das diferentes praias estudadas, na situação atual, e com condições de contorno projetadas ao longo do século XXI. Desta forma, pretende-se abordar o problema em escalas de curto período (menor que um ciclo de maré, até escalas de uma tempestade, por exemplo - através dos dados medidos e dos experimentos numéricos), até médio período (décadas - através das condições de contorno projetadas e a aplicação do modelo numérico). (AU)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mudança do clima e ação humana alteram litoral no Brasil

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUSA, PAULO H. G. O.; SIEGLE, EDUARDO; TESSLER, MOYSES GONSALEZ. Vulnerability assessment of Massaguacu Beach (SE Brazil). OCEAN & COASTAL MANAGEMENT, v. 77, n. SI, p. 24-30, JUN 2013. Citações Web of Science: 3.
Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema:
CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP