FAPESP Logo

Recuperação de ouro de placas de circuito impresso de computadores obsoletos através de processo biohidrometalurgico

Pesquisador responsável:

Jorge Alberto Soares Tenório

Beneficiário:

Instituição: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Extrativa
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo: 10/51009-0
Vigência: 01 de julho de 2010 - 30 de junho de 2012
Assunto(s):

Ouro

Dispositivos eletrônicos

Computadores

Circuitos impressos

Reciclagem

Resumo
A curta vida útil de equipamentos eletro-eletrônicos resulta na geração de crescentes quantidades de resíduo. A presença de metais, em especial, os metais preciosos, na composição do resíduo eletrônico, desperta o interesse econômico na recuperação dos mesmos. O resíduo eletrônico pode ser uma fonte alternativa para obtenção de metais, diminuindo a exploração excessiva de reservas minerais, além da economia de energia, já que no processo primário de extração de metais, o metal é obtido por meio da redução com elevado consumo de energia e no processo secundário, o metal é basicamente obtido pela fusão da sucata, já em estado metálico, e o consumo de energia é muito menor. Tendo em vista o esgotamento das reservas minerais, faz se necessário o desenvolvimento de métodos de tratamento de minérios contendo baixos teores do metal de interesse. Dentre os processos hidrometalúrgicos aplicados no setor minero-metalúrgico, a biohidrometalurgia, que se baseia na utilização de microorganismos para promover a solubilização dos metais, pode ser uma potencial alternativa. Considerando o resíduo eletrônico como uma fonte secundária de metais preciosos, e a biolixiviação como uma alternativa de tratamento com relação aos métodos convencionais, o presente projeto busca determinar uma rota para recuperação do ouro contido nas placas de circuito impresso de computadores aplicando estas técnicas em conjunto. (AU)
Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio:
Mineração com microrganismos

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YAMANE, LUCIANA HARUE; DE MORAES, VIVIANE TAVARES; ROMANO ESPINOSA, DENISE CROCCE; SOARES TENORIO, JORGE ALBERTO. Recycling of WEEE: Characterization of spent printed circuit boards from mobile phones and computers. WASTE MANAGEMENT, v. 31, n. 12, p. 2553-2558, DEC 2011. Citações Web of Science: 15.
Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema:
CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP