FAPESP Logo

Quedas e fatores intrínsecos a queda em mulheres na pós-menopausa com e sem osteoporose

Pesquisador responsável:

Lucia Helena Simões da Costa Paiva

Beneficiário:

Instituição: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo: 06/59698-3
Vigência: 01 de abril de 2007 - 31 de março de 2009
Assunto(s):

Força muscular

Equilíbrio postural

Fraturas

Pós-menopausa

Idosos

Mulheres

Resumo
O objetivo desta pesquisa é avaliar a prevalência de quedas e os fatores musculoesqueléticas associados a ela em mulheres na pós-menopausa com e sem osteoporose. Será realizado um estudo de corte transversal analítico com 266 mulheres na pós-menopausa com e sem osteoporose, acima de 60 anos de idade e amenorréia no mínimo de 12 meses, que freqüentam o Ambulatório de Menopausa do CAISM. Será medido a força muscular da coluna lombar e membros inferiores, a flexibilidade corporal, o equilíbrio corporal e peso. As voluntárias assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e responderão as perguntas da ficha clínica. Serão pedidos os exames de Raio-x e Densitometria óssea para análise de fraturas e quantidade de massa óssea da coluna lombar. Os dados serão inseridos através de dupla digitação no programa Exceli da Microsoft. A análise dos dados será realizada através da média, desvio-padrão, freqüências absolutas (n) e relativas (%), teste T Student, coeficiente de correlação de Pearson e regressão linear. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA‚ R.B.; COSTA-PAIVA‚ L.; OSHIMA‚ M.M.; MORAIS‚ S.S.; PINTO-NETO‚ A.M. Frequency of falls and association with stabilometric parameters of balance in postmenopausal women with and without osteoporosis. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, v. 31, n. 10, p. 496-502, 2009.
Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema:
CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP