Busca avançada

Caracterização dos registros geológicos na região da Cratera de Colônia, SP: base para um desenvolvimento ambientalmente sustentável

Processo: 06/59046-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2007 - 30 de abril de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Victor Velázquez Fernandez
Beneficiário:
Instituição-sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Geodiversidade 

Resumo

O projeto ora proposto tem como principal objetivo caracterizar os registros geológicos aflorantes da Cratera de Colônia e seus arredores. O tema apresenta grande relevância científica, uma vez que, ainda existem inúmeras questões geológicas em abertas com relação à origem e o processo de formação da cratera. Assim também, a presença de uma possível cratera de impacto (astroblema) na região pressupõe a existência de um cenário geológico único, com ambiente deposicional endorreico. Nesse palco, os sedimentos depositados podem preservar informações valiosas para realizar estudo de comparação sobre a evolução geológica, o paloeambiente e a paelomorfa da região. Ao lado da importância científica, a cratera está inserida no domínio dos espaços naturais protegidos, onde nos últimos anos foram registrados problemas ambientais críticos relacionados com os processos de ocupação e expansão urbana clandestina. Colocar em prática um estudo multidisciplinar na região, toma-se imprescindível para otimizar as tomas de decisões ambientais nessa unidade de conservação. Dentro desse contexto, o desenvolvimento da pesquisa deve permitir a elaboração de um catálogo detalhado dos principais sítios de valor científico, cultural e lúdico da região. Os resultados coligidos poderão ser utilizados também como base para diagnosticar os locais potenciais de riscos naturais e as áreas de maior susceptibilidade à degradação ambiental, auxiliando os programas de planejamento urbano em áreas protegidas. Portanto, a execução do projeto irá fornecer importante contribuição ao avanço do conhecimento geológico da região, além de incentivar à população local em preservar e valorizar melhor os espaços naturais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VELAZQUEZ, VICTOR F.; COLONNA, JULIANNA; MARTINS SALLUN, ALETHEA E.; AZEVEDO SOBRINHO, JOSE MARIA; SALLUN FILHO, WILLIAM; PAIVA, JR., PAULO C. A. The Colonia Impact Crater: Geological Heritage and Natural Patrimony in the Southern Metropolitan Region of Sao Paulo, Brazil. GEOHERITAGE, v. 6, n. 4, p. 283-290, DEC 2014. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.