FAPESP Logo

Atividade física e sua relação com variáveis individuais e ambientais na população idosa do distrito de Ermelino Matarazzo da zona leste do município de São Paulo

Pesquisador responsável:

Alex Antonio Florindo

Beneficiário:

Instituição: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo: 06/57810-0
Vigência: 01 de fevereiro de 2007 - 31 de julho de 2009
Bolsa(s) vinculada(s):08/01918-3 - Influência do ambiente nos níveis de atividades físicas de lazer e locomoção de idosos residentes em Ermelino Matarazzo na Zona Leste do Município de São Paulo, BP.TT
Assunto(s):

Atividade física

Resumo
Verificar a prevalência de atividade física de lazer e locomoção e suas relações com indicadores individuais e ambientais numa amostra de idosos do distrito de Ermelino Matarazzo da zona leste do município de São Paulo. Métodos: será um estudo transversal observacional. Será avaliada a prevalência de atividade física de lazer, locomoção e doméstica através do questionário internacional de atividades físicas modificado para idosos. validado especificamente para este estudo. Para avaliar o ambiente, será utilizada uma escala modificada e derivada do International Physical Activity & The Environment Network e um escore de observação das estruturas ambientais para a prática de atividades físicas. Análise de resultados: será realizada análise multinível, colocando como variável dependente (desfecho) os níveis de atividade física (adequados e não adequados), como variáveis individuais independentes as sócio-demográficas e de estilo de vida (escolaridade, renda, cor da pele, bairro de moradia, estado marital, índice de massa corporal, circunferência da cintura, doenças crônicas, índice de capacidade funcional) e a auto-avaliação do ambiente e como variáveis contextuais independentes a observação do ambiente e indicadores sociais de cada bairro (índices de violência, classificação sócio-econômica). (AU)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Livro aborda múltiplos aspectos da relação entre saúde e atividade física

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALVADOR, EMANUEL P.; REIS, RODRIGO S.; FLORINDO, ALEX A. Practice of walking and its association with perceived environment among elderly Brazilians living in a region of low socioeconomic level. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, v. 7, SEP 17 2010. Citações Web of Science: 8.
SALVADOR‚ E.P.; REIS‚ R.S.; FLORINDO‚ A.A.; OTHERS. Practice of walking and its association with perceived environment among elderly Brazilians living in a region of low socioeconomic level. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, v. 7, n. 1, p. 67, 2010.
Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema:
CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP