FAPESP Logo

Conteúdo relacionado

    Avaliação da aplicabilidade da resolução cofen n.293/04 enquanto referência oficial para o dimensionamento de pessoal de enfermagem em instituições hospitalares

    Pesquisador responsável:

    Fernanda Maria Togeiro Fugulin

    Beneficiário:

    Instituição-sede da pesquisa: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
    Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
    Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
    Processo: 06/51010-2
    Vigência: 01 de julho de 2006 - 30 de junho de 2007
    Resumo
    Este projeto compreende pesquisas de enfermeiros, inseridos no Programa de Pós-Graduação, nível Mestrado e Doutorado, da EEUSP, que integram o grupo de pesquisa Gerenciamento de recursos humanos: conceitos e indicadores do processo de dimensionar pessoal de saúde, cadastrado no CNPq sob minha liderança desde 2004. Tem por objetivo avaliar a aplicabilidade da Resolução COFEN n. 293104, enquanto referência oficial para o dimensionamento de pessoal de enfermagem em instituições de saúde, em hospitais públicos e privados da cidade de São Paulo. Os critérios de seleção dos campos são: apresentar profissionais enfermeiros em todos os turnos de trabalho; desenvolver o processo de enfermagem e ter um serviço de educação continuada ou desenvolver programas de treinamento e desenvolvimento de pessoal de enfermagem. Acredita-se que os resultados deste estudo possam contribuir para o aperfeiçoamento dos parâmetros indicados pelo COFEN, bem como para o conhecimento na área do gerenciamento em enfermagem. (AU)

    Publicações científicas
    (Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
    TOGEIRO FUGULIN, FERNANDA MARIA; ROSSETTI, ANA CRISTINA; RICARDO, CAROLINA MARTINS; POSSARI, JOAO FRANCISCO; MELLO, MARIA CRISTINA; GAIDZINSKI, RAQUEL RAPONE. Nursing care time in the Intensive Care Unit: evaluation of the parameters proposed in COFEN Resolution N degrees 293/04. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 20, n. 2, p. 325-332, MAR-APR 2012. Citações Web of Science: 2.
    Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
    X

    Reporte um problema na página


    Detalhes do problema:
    CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
    cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP