FAPESP Logo

Conteúdo relacionado

    Desenvolvimento de bibliotecas enriquecidas com locos SSR e caracterização da estrutura genética populacional de macaúba (Acrocomia aculeata)

    Processo: 05/56931-6
    Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
    Vigência: 01 de janeiro de 2006 - 29 de fevereiro de 2008
    Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
    Pesquisador responsável:Carlos Augusto Colombo
    Beneficiário:
    Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas, SP, Brasil
    Assunto(s):

    Acrocomia aculeata

    Genética de populações

    Macaúba

    Resumo
    A macaúba (Acrocomia aculeata (Jacq.) Lood. ex Mart.) é uma palmeira monocaule com ampla distribuição geográfica e com qualidades que a tornam importante do ponto de vista natural, ecológico e principalmente sócio-econômico, pois trata-se de uma importante fonte de óleo vegetal com potencial para produção de biodiesel, proporcionando vantagens ambientais, econômicas e sociais. Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de bibliotecas enriquecidas com locos SSRs visando o estudo da estrutura populacional de macaúba, utilizando cinco populações de ocorrência espontânea no estado de São Paulo. Para o estudo de taxa de cruzamento da espécie serão coletados dez frutos de cinco plantas-mães. O presente projeto visa o desenvolvimento de primers e caracterização de locos microssatélites, e ainda, o cálculo de estimativa de parâmetros populacionais para macaúba. O estudo de estrutura genética de populações e da taxa de cruzamento em macaúba, espécie até então pouco estudada, através de marcadores microssatélites, fornecerá informações muito importantes que culminarão na identificação e conservação da variabilidade genética da espécie e auxiliando ainda nas diferentes etapas do pré-melhoramento dessa palmeira. (AU)
    Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
    Óleo para o biodiesel
    Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio:
    Óleo para o biodiesel

    Publicações científicas
    (Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
    ABREU, ALUANA GONCALVES; GERIBELLO PRIOLLI, REGINA HELENA; AZEVEDO-FILHO, JOAQUIM ADELINO; NUCCI, STELLA MARIS; ZUCCHI, MARIA IMACULADA; COELHO, RICARDO MARQUES; COLOMBO, CARLOS AUGUSTO. The genetic structure and mating system of Acrocomia aculeata (Arecaceae). GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 35, n. 1, p. 119-121, 2012. Citações Web of Science: 10.
    Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
    X

    Reporte um problema na página


    Detalhes do problema:
    CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
    cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP