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Estruturas aeronáuticas de materiais compósitos

Pesquisador responsável:

Sergio Frascino Muller de Almeida

Beneficiário:

Instituição-sede da pesquisa: Divisão de Engenharia Mecânica (IEM). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos, SP, Brasil
Empresa: Empresa Brasileira Aeronáutica S/A (EMBRAER)
Município: São José dos Campos
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Estruturas Aeroespaciais
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Parceria para Inovação Tecnológica - PITE
Processo: 06/61257-5
Vigência: 01 de maio de 2011 - 30 de abril de 2015
Convênio/Acordo de cooperação com a FAPESP: Embraer
Assunto(s):

Materiais compósitos

Resumo
Este projeto envolve a colaboração entre ITA, IAE/CTA, Unicamp, FEG/Unesp, EESC/USP, Poli/USP, INPE, IEE, IPT e a EMBRAER visando inovações tecnológicas na indústria aeronáutica. Trata-se de uma ação concatenada com o plano estratégico de desenvolvimento tecnológico da EMBRAER, que tem papel de liderança neste projeto, e cuja influência no cenário industrial e comercial do Estado de São Paulo é relevante. O objetivo é desenvolver soluções de estruturas com materiais compósitos para aplicação aeronáutica. A Meta é efetivar domínio tecnológico para projetar, analisar e manufaturar estruturas em compósitos com reduções de 10% a 15% em peso e 10% em custo no componente / segmento, tendo como referência o equivalente em metálico atual. O projeto engloba a validação para uso aeronáutico de novas tecnologias, processos, métodos e critérios, de modo a efetivar o ciclo de desenvolvimento de novas soluções estruturais em compósitos, contemplando projeto, cálculo, manufatura e ensaios, com demonstração e validação dos benefícios e limitações. O desenvolvimento tecnológico visa à obtenção de respostas e criação de soluções eficazes e confiáveis através da capacitação em desenvolver diferentes estruturas aeronáuticas em compósitos, através de novas tecnologias, visando os aspectos estruturais, materiais, sistemas e a aeronavegabilidade continuada. De maneira geral, o descrito acima é aplicável a cada uma das tecnologias a serem desenvolvidas, previamente selecionadas: processos de laminação automatizada; processos de infusão de matriz polimérica termorrígida, processos de junção via prendedores e/ou via adesivos de estruturas compósitas com estruturas compósitas e de estruturas compósitas com estruturas metálicas. Os experimentos do projeto dependerão de infraestrutura que se viabilizará com a criação e consolidação de um Laboratório de Estruturas Leves no Parque Tecnológico de São José dos Campos, com vocação para as áreas de engenharia aeronáutica e aeroespacial, sob operação do IPT. Este Laboratório deverá permitir que este esforço de pesquisa seja mais contínuo e de longa duração, podendo envolver no futuro, vários outros grupos de pesquisa do estado de São Paulo e do Brasil. A infraestrutura que se pretende criar envolve várias solicitações para projetos PITE/PICTA FAPESP, apoio do BNDES via FAPESP, investimento da EMBRAER e parcerias estratégicas com outros centros de pesquisa, a prefeitura local e o governo do Estado. O projeto terá duração de 36 meses, com previsão de início a partir de 10/Abril/2007 e término para Março de 2010. (AU)
Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio:
Em busca de segurança e conforto
Em busca de segurança e conforto

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DUTRA, THIAGO ASSIS; MUELLER DE ALMEIDA, SERGIO FRASCINO. Composite plate stiffness multicriteria optimization using lamination parameters. COMPOSITE STRUCTURES, v. 133, p. 166-177, DEC 1 2015. Citações Web of Science: 2.
GEHLEN ROHRER, RUBENS ZOLAR; MULLER DE ALMEIDA, SERGIO FRASCINO; DONADON, MAURICIO VICENTE. Optimization of composite plates subjected to buckling and small mass impact using lamination parameters. COMPOSITE STRUCTURES, v. 120, p. 141-152, FEB 2015. Citações Web of Science: 0.
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