FAPESP Logo

Conteúdo relacionado

    Avaliação dos fatores da coagulação: i,vii, VIII, IX, x, XI como fator de risco para trombose venosa

    Pesquisador responsável:

    Joyce Maria Annichino-Bizzacchi

    Beneficiário:

    Instituição-sede da pesquisa: Centro de Hematologia e Hemoterapia (HEMOCENTRO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil
    Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
    Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
    Processo: 03/01779-0
    Vigência: 01 de dezembro de 2003 - 31 de janeiro de 2006
    Assunto(s):

    Trombose venosa

    Fatores de risco

    Resumo
    Os mecanismos etiológicos envolvidos na trombose venosa não estão totalmente elucidados, sendo que um fator pré-trombótico, adquirido ou hereditário, é verificado em apenas 50% dos casos. Nos últimos anos tem sido associado níveis elevados de certos fatores da coagulação e trombose venosa. No entanto o número de estudos é pequeno e restrito quase sempre a uma única população de origem holandesa (Leiden), o que não permite afirmar relação causal definitiva. Os objetivos deste estudo são: determinar as atividades e níveis antigênicos dos fatores da coagulação I, VII, VIII, IX, X e XI em pacientes com trombose venosa e analisar a agregação familial dos níveis elevados destes fatores. O presente estudo será caso-conle, onde serão analisados pacientes com trombose venosa acompanhados no ambulatório de hemostasia da Unicamp. Os familiares de 1 grau dos pacientes com aumento destes fatores serão recrutados para investigarão. (AU)

    Publicações científicas
    (Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
    MELLO‚ T.B.T.; SIQUEIRA‚ L.H.; MONTAVÃO‚ S.A.L.; OZELLO‚ M.C.; ANNICHINO-BIZZACCHI‚ J.M. Low density lipoprotein receptor-related protein polymorphisms are not risk factors for venous thromboembolism. THROMBOSIS RESEARCH, v. 121, n. 5, p. 625-629, 2008.
    Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
    X

    Reporte um problema na página


    Detalhes do problema:
    CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
    cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP