Auxílio à pesquisa 01/00750-2 - Análise microbiológica, Beterraba - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Processamento mínimo de beterraba (Beta vulgaris)

Processo: 01/00750-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2001 - 31 de agosto de 2003
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Ricardo Alfredo Kluge
Beneficiário:Ricardo Alfredo Kluge
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba, SP, Brasil
Assunto(s):Análise microbiológica  Beterraba  Respiração vegetal 

Resumo

Este projeto tem como objetivo determinar as respostas biológicas e microbiológicas associadas ao processamento mínimo de beterraba, desenvolver tecnologia de armazenamento e um fluxograma de preparo de beterraba minimamente processada, visando menor perda de qualidade e máxima capacidade de conservação. O projeto consta de 7 experimentos. No primeiro experimento será avaliado a taxa respiratória e de produção de etileno. No segundo será determinado a flora microbiana após o corte e durante o armazenamento. O terceiro experimento avaliará o efeito do tempo de sanitização sobre a coloração e flora microbiana. No quarto será avaliado o efeito da sanitização antes do corte sobre a qualidade e flora microbiana. No quinto experimento será verificado o efeito do ácido cítrico sobre a respiração. O sexto experimento avaliará diferentes materiais de embalagem sobre a qualidade pós-colheita. No último experimento será desenvolvido um fluxograma de preparo de beterraba minimamente processada, utilizando-se de métodos combinados de processamento, advindo de resultados dos experimentos anteriores. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KLUGE, RICARDO A.; VITTI, MARIA CAROLINA D.; SASAKI, FABIANA F.; JACOMINO, ANGELO P.; MORETTI, CELSO L. Respiratory activity and pigment metabolism in fresh-cut beet roots treated with citric acid. Horticultura Brasileira, v. 26, n. 4, p. 520-523, OCT-DEC 2008. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.