site da FAPESP
URL curto

Ensino e aprendizagem

Apoio FAPESP em números
22Auxílios à pesquisa em andamento 
642Auxílios à pesquisa concluídos 
49Bolsas no país em andamento 
871Bolsas no país concluídas 
7Bolsas no exterior em andamento 
67Bolsas no exterior concluídas 
1.658 Todos os Auxílios e Bolsas
*Quantidades atualizadas em 23/07/2016
Refinar por
Auxílios à Pesquisa
Bolsas
Área do conhecimento
Instituição
Ano de início
Ensino e aprendizagem em auxílios à pesquisa e bolsas apoiadas pela FAPESP.

Auxílios à pesquisa em andamento (mais recentes)

Ver todos os Auxílios à pesquisa em andamento

Bolsas no país em andamento (mais recentes)

  • Praticando o pensamento científico no Laboratório de Gestão, BP.DR

    Praticando o pensamento científico no Laborató...

    O jogo de empresas com frequência tem sido orientado para educação gerencial e treinamento e propiciado aos estudantes inúmeras oportunidades para a prática gerencial, faltando-lhes, no entanto, experiências de aprendizagem científica. Este estudo tem como objetivo mostrar de que forma as atividades da disciplina de Laboratório de Gestão da FEA/USP/SP mobilizam os estudantes para uma e...

  • Análise de viabilidade técnica e científica para ferramenta de roteirização e inteligência educacional com mapeamento de métricas e indicadores, BP.TT

    Análise de viabilidade técnica e científica pa...

    Vários fatores influenciam o desempenho escolar, interferindo e empobrecendo as relações de ensino e aprendizagem, dentre eles: o número de alunos em sala de aula, a indisciplina, intensa jornada de trabalho dos professores, e o uso indevido do celular, ou da própria internet pelos alunos. Assiste­-se a uma dificuldade crescente do professor em atender com qualidade as necessidades de ...

  • Aprendizagem baseada em problemas: compreensão dos docentes de um curso de medicina, BP.IC

    Aprendizagem baseada em problemas: compreensão...

    A Faculdade de Medicina de Marília (Famema) passou por diversos processos de mudanças culminando na construção de um currículo integrado e orientado por competência dialógica de acordo com o exposto nas diretrizes curriculares nacionais. Criou-se então uma organização curricular que conduz a uma formação coerente com o setor de saúde pública e o cenário de educação nacional. A Unidade ...

Ver todas as Bolsas no país em andamento

Bolsas no país concluídas (mais recentes)

  • O debate sobre educação de jovens e adultos no periódico internacional Adult education Quarterly, nos anos 2013 a 2014: localizando a produção brasileira no panorama internacional, BP.IC

    O debate sobre educação de jovens e adultos no...

    Trata-se de estudo dedicado à análise das publicações no periódico internacional Adult Education Quarterly, estadunidense, de alta relevância acadêmica (fator de impacto JCR=0,786, posição 99 de 219), no período referente aos anos de 2013 - 2014). O objetivo é analisar elementos dos artigos referentes aos conteúdos, temas, metodologias e origem da produção no periódico, identificando s...

  • Novas tecnologias e ensino de História: uma relação possível e necessária, BP.EP

    Novas tecnologias e ensino de História: uma re...

    Este trabalho insere-se no âmbito da pesquisa- ação (THILOLLENT, 2002) e tem como meta primordial contribuir para com a melhoria do Ensino Público do Estado de São Paulo. Terá curso por meio de um projeto de ação- pedagógica, referenciada pelo Currículo de História do Estado de São Paulo, e será desenvolvido em duas salas de 8° ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual de Ensi...

  • Novas tecnologias e ensino de História: uma relação possível e necessária, BP.EP

    Novas tecnologias e ensino de História: uma re...

    Este trabalho insere-se no âmbito da pesquisa- ação (THILOLLENT, 2002) e tem como meta primordial contribuir para com a melhoria do Ensino Público do Estado de São Paulo. Terá curso por meio de um projeto de ação- pedagógica, referenciada pelo Currículo de História do Estado de São Paulo, e será desenvolvido em duas salas de 8° ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual de Ensi...

Ver todas as Bolsas no país concluídas

Bolsas no exterior em andamento (mais recentes)

  • Cartografias das paixões escolares: em busca do EROs perdido, BE.EP.DR

    Cartografias das paixões escolares: em busca d...

    Este projeto pretende se conduzir em busca do Eros perdido, figura mítica e esquecida que Paolo Mottana traz para o campo da educação aliado ao conceito de contra-educação. É Eros e o conceito de contra-educação que pretendemos investigar durante o ano de Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE). Assim, o projeto tem como problemática central a seguinte questão: como a figura de Er...

  • A abordagem da nova retórica para os estudos de gêneros: desenvolvendo cursos críticos de inglês para fins acadêmicos, BE.EP.DR

    A abordagem da nova retórica para os estudos d...

    Este projeto apresenta uma justificativa para a realização de um estágio de pesquisa no exterior (BEPE) durante a pesquisa de doutorado intitulada EAP crítico para brasileiros pós-graduandos em Ciência da Computação: contribuindo para o letramento acadêmico dos alunos em dois gêneros, financiada pela FAPESP (processo 2015/11088-1). EAP crítico (Benesch, 2001) é um dos ramos de realizaç...

  • Aprendizagem inventiva: um estudo sobre uma proposta para a formação de profissionais de saúde, BE.PQ

    Aprendizagem inventiva: um estudo sobre uma pr...

    A educação profissional em saúde vem sendo questionada no Brasil em relação aos conteúdos que aborda, aos métodos utilizados e também em relação aos aspectos formativos, que geralmente são negligenciados. Não apenas no Brasil, vários autores têm apontado que a racionalidade técnica ocupou espaço de outros aspectos importantes neste processo. Além dela, uma intervenção efetiva nos proce...

Ver todas as Bolsas no exterior em andamento

Bolsas no exterior concluídas (mais recentes)

  • Comunicação reticular e as plataformas telemáticas na gestão de cursos para o ensino superior, BE.EP.IC

    Comunicação reticular e as plataformas telemát...

    A presente investigação busca estudar e discutir as implicações das redes virtuais e serviços telemáticos na construção interativa do conhecimento na universidade. A partir de pesquisas qualitativas e experiência aplicada com gestão de ensino em uma plataforma virtual num programa interuniversitário entre Unesp e a Universidad de Sevilla - De La Clase a La Cuenta -, a intenção é obser...

  • Os desafios da formação continuada em dança e suas implicações na prática pedagógica do professor escolar, BE.EP.DR

    Os desafios da formação continuada em dança e ...

    O presente projeto visa apresentar a proposta de estágio de pesquisa no exterior e o plano de trabalho a ser realizada na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH-UL), em Portugal, que terá por objetivo ampliar os estudos da literatura específica sobre dança e na reflexão crítica e fundamentada do tratamento dos dados, bem como, participar de eventos científicos, ...

  • Análise do processo de desenvolvimento de produtos tradicional em comparação com design thinking: impactos na prática e no ensino, BE.PQ

    Análise do processo de desenvolvimento de prod...

    Este projeto de pesquisa no exterior, a ser realizado na Universidade de Stanford, aborda o papel do Design Thinking como abordagem de desenvolvimento de produtos. O Design Thinking é uma abordagem emergente que está sendo adotada de forma crescente por empresas para a criação de conceitos inovadores de produtos. Apesar de haver resultados empíricos animadores, ainda existem questões a...

Ver todas as Bolsas no exterior concluídas

Mapa da distribuição do fomento por município do Estado de São Paulo Ensino e aprendizagem