site da FAPESP
URL curto

Ensino e aprendizagem

*Quantidades atualizadas em 19/07/2014
Refinar por
Auxílios à Pesquisa
Área do conhecimento
Instituição
Ensino e aprendizagem em auxílios à pesquisa e bolsas apoiadas pela FAPESP.

Auxílios à pesquisa em andamento (mais recentes)

Ver todos os Auxílios à pesquisa em andamento

Bolsas no país em andamento (mais recentes)

Ver todas as Bolsas no país em andamento

Bolsas no país concluídas (mais recentes)

Ver todas as Bolsas no país concluídas

Bolsas no exterior em andamento (mais recentes)

  • O ensino de Ciências e a aprendizagem em museu: estudo sobre método e ferramentas de avaliação, BE.PQ

    O ensino de Ciências e a aprendizagem em museu...

    Atualmente, pode-se dizer que há um consenso acerca do entendimento de que o conhecimento sobre temas das ciências naturais faz parte não apenas da formação escolar, mas da formação geral do cidadão e, em função disso, são muitos os meios e veículos que se propõem a discutir temas científicos.Dentre estes, encontram-se os museus e centros de ciências, que ocupam espaços cada vez mais i...

  • Paráfrase como processo de tradução, BE.EP.PD

    Paráfrase como processo de tradução

    O estágio de pesquisa proposto visa a um estudo da paráfrase como processo de reformulação interlínguas (tradução), a fim de complementar estudos sobre as relações parafrásticas que têm sido conduzidos por um pós-doutorado que desenvolvemos no Brasil. Buscando maneiras de operacionalizar um trabalho com a questão lexical no ensino e aprendizagem de línguas, nosso pós-doutorado tem a pa...

  • O uso de gamificação em sistemas educacionais inteligentes para reduzir o problema de comportamentos inapropriados, BE.EP.MS

    O uso de gamificação em sistemas educacionais ...

    Os ambientes virtuais de aprendizagem estão ganhando cada vez mais atenção da comunidade de pesquisa pelo avanço tecnológico na última década, a modernização das escolas e ambientes de ensino. Os Sistemas Tutores Inteligentes se destacam dos ambientes virtuais de aprendizagem pois diversos estudos apontam que alunos que utilizam sistemas educacionais inteligentes melhoram o seu desempe...

Ver todas as Bolsas no exterior em andamento

Bolsas no exterior concluídas (mais recentes)

  • Uma metanálise sobre três estudos de caso sobre o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática a partir da inserção em processos de formação em educação estatística, BE.PQ

    Uma metanálise sobre três estudos de caso sobr...

    Neste projeto visa-se desenvolver uma metanálise sobre três estudos de caso construídos a partir de uma pesquisa subsidiada pela Fapesp (Processo Fapesp 2010/15957-0) quando se investigou como os professores adquirem conhecimentos profissionais sobre os processos de ensino e aprendizagem de Estatística e Matemática nos diferentes níveis de ensino. O fio condutor foi da investigação foi...

  • A criação de jogos digitais como ferramenta pedagógica, BE.EP.MS

    A criação de jogos digitais como ferramenta pe...

    Os jogos digitais são cada vez mais vistos como um elemento com grande potencial pedagógico. São muitas as abordagens possíveis no emprego destes artefatos na Educação e uma delas é o uso pedagógico da criação de jogos digitais por parte de educandos. A criação de jogos em contextos educacionais é vista como uma atividade motivadora e desafiadora, capaz de propiciar o desenvolvimento d...

  • Desenvolvimento ágil de recursos educacionais abertos, BE.EP.DR

    Desenvolvimento ágil de recursos educacionais ...

    O advento da Internet e a rápida evolução proporcionada pelo uso das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), particularmente, da Web 2.0 têm possibilitado novas formas de construção e acesso ao conhecimento, contribuindo para o estabelecimento de um novo marco para a educação. Além disso, questões associadas ao processo de ensino e aprendizagem, aliadas ao aumento da demanda po...

Ver todas as Bolsas no exterior concluídas
[(u'London', [u'51.5073346', u'-0.1276831', u'London', 3, '3', 2, '2', 1, '1']), (u'Oxford', [u'51.751724', u'-1.255285', u'Oxford', 2, '2', 1, '1', 1, '1']), (u'Greater Sudbury', [0, 0, u'Greater Sudbury', 1, '1', 0, 0, 1, '1']), (u'Columbus', [u'39.9611755', u'-82.9987942', u'Columbus', 1, '1', 0, 0, 1, '1']), (u'Cr\xe9teil', [u'48.790367', u'2.455572', u'Cr\xe9teil', 1, '1', 0, 0, 1, '1']), (u'Vic', [u'41.930291', u'2.2543496', u'Vic', 1, '1', 0, 0, 1, '1']), (u'Paris', [u'48.856614', u'2.3522219', u'Paris', 1, '1', 0, 0, 1, '1']), (u'Pittsburgh', [u'40.4406248', u'-79.9958864', u'Pittsburgh', 1, '1', 0, 0, 1, '1']), (u'West Lafayette', [u'40.4258686', u'-86.9080655', u'West Lafayette', 1, '1', 0, 0, 1, '1']), (u'Venice', [u'45.4408474', u'12.3155151', u'Venice', 1, '1', 0, 0, 1, '1']), (u'Lisboa', [0, 0, u'Lisboa', 1, '1', 0, 0, 1, '1']), (u'Ann Arbor', [u'42.2808256', u'-83.7430378', u'Ann Arbor', 1, '1', 0, 0, 1, '1']), (u"Saint-Martin-d'H\xe8res", [u'45.165133', u'5.767761', u"Saint-Martin-d'H\xe8res", 1, '1', 1, '1', 0, 0]), (u'Valencia', [u'39.4702393', u'-0.3768049', u'Valencia', 1, '1', 0, 0, 1, '1']), (u'Carbondale', [u'37.7272727', u'-89.2167501', u'Carbondale', 1, '1', 0, 0, 1, '1'])]

Mapa da distribuição do fomento por município do Estado de São Paulo Ensino e aprendizagem

Histórico do fomento, por ano de inícioEnsino e aprendizagem

Projetos de pesquisa vigentes por anoEnsino e aprendizagem