site da FAPESP
URL curto

Ensino e aprendizagem

*Quantidades atualizadas em 18/04/2015
Refinar por
Auxílios à Pesquisa
Bolsas
Área do conhecimento
Instituição
Ensino e aprendizagem em auxílios à pesquisa e bolsas apoiadas pela FAPESP.

Auxílios à pesquisa em andamento (mais recentes)

Ver todos os Auxílios à pesquisa em andamento

Bolsas no país em andamento (mais recentes)

  • O estado da arte do ensino-aprendizagem dos cursos de relações públicas no Brasil: proposta de novas práticas pedagógicas apoiadas no conceito e metodologia de "laboratório de gestão", BP.DR

    O estado da arte do ensino-aprendizagem dos cu...

    O objetivo desta pesquisa é propor novas práticas pedagógicas para o processo ensino-aprendizagem das Relações Públicas apoiadas no conceito e na metodologia de Laboratório de Gestão desenvolvidos por Sauaia (2008, 2010, 2013). O Laboratório de Gestão integra o uso de simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada demonstrando caminhos possíveis para um processo ensino-...

  • O pensamento filogenético no ensino de biologia, BP.IC

    O pensamento filogenético no ensino de biologia

    A sistemática filogenética é a área da biologia que estuda as relações de parentesco entre os organismos, sendo a árvore filogenética a representação visual mais direta da evolução. Nos dias de hoje, esta área tem posição central nos estudos evolutivos. No entanto, a compreensão deste assunto tanto pelo público leigo quanto pelos cientistas ainda é muito limitada. Essa limitação não ap...

  • Recursos lúdico-pedagógicos no atendimento especializado de estudantes com Síndrome de Down, BP.IC

    Recursos lúdico-pedagógicos no atendimento esp...

    O presente projeto tem por objetivo verificar quais recursos lúdico-pedagógicos e estratégias de ensino podem ser usadas no desenvolvimento de atividades junto a Estudantes Público-Alvo da Educação Especial (EPAEE) diagnosticados com Síndrome de Down (SD), no Atendimento Educacional Especializado (AEE). O AEE é um serviço de apoio complementar e/ou suplementar à classe comum, desenvolv...

Ver todas as Bolsas no país em andamento

Bolsas no país concluídas (mais recentes)

Ver todas as Bolsas no país concluídas

Bolsas no exterior em andamento (mais recentes)

  • Trajetórias em construção: um olhar sociocultural sobre tornar-se Professor de Inglês, BE.EP.DR

    Trajetórias em construção: um olhar sociocultu...

    Este estudo faz parte de um projeto mais amplo sobre a formação do professor de línguas sob uma perspectiva sociocultural. O desenho da pesquisa consiste em um estudo longitudinal baseado em pesquisa narrativa. Os dados são gerados a partir de narrativas orais e trabalhos escritos. As participantes são três alunas de um curso de Letras de uma universidade pública brasileira. O estudo l...

  • Aprofundamento teórico acerca da Teoria Social Cognitiva aplicada ao ensino e aprendizagem de música, BE.EP.MS

    Aprofundamento teórico acerca da Teoria Social...

    Este projeto visa o trabalho de estágio e pesquisa em Portugal para expandir, complementar e aprofundar as discussões teóricas acerca da Teoria Social Cognitiva e o ensino e aprendizagem de música. O principal objetivo é o de buscar respostas para uma série de questões levantadas durante a pesquisa de Mestrado que atualmente é desenvolvida na UNICAMP, sob fomento da FAPESP intitulada "...

  • As implicações da comunicação midiática e dos serviços telemáticos no ensino de relações públicas: um estudo comparativo, BE.EP.IC

    As implicações da comunicação midiática e dos ...

    O estudo tem por finalidade investigar como as formas de comunicação digital e a expansão dos serviços telemáticos (via rede) no ensino de graduação, podem interferir no fluxo de informações entre docentes e discentes, mais especificamente no processo de ensino aprendizagem dos cursos de comunicação social em relações públicas. A intenção é compreender quais alterações o novo ambiente ...

Ver todas as Bolsas no exterior em andamento

Bolsas no exterior concluídas (mais recentes)

  • Inovação no ensino/aprendizagem de engenharia através do método "Peer Instruction", BE.PQ

    Inovação no ensino/aprendizagem de engenharia ...

    Este projeto de pesquisa relacionado com metodologias ativas de ensino e aprendizagem tem como propósito aprofundar o conhecimento em temas de investigação sobre a Aprendizagem Ativa na formação de engenheiros, a partir da utilização do método Peer Instruction (Aprendizagem pelos Pares ou Aprendizagem pelos Colegas). O envolvimento dos estudantes dos vários cursos da Escola de Engenhar...

  • Uma proposta de aulas complexificada: perspectivas brasileira e espanhola, BE.PQ

    Uma proposta de aulas complexificada: perspect...

    Essa proposta de trabalho pretende investigar elementos que promovem a articulação entre aspectos da complexidade e a questão socioambiental, de modo a levar para as escolas discussões atuais que refletem o trabalho com problemas abertos e complexos. A referência central para isso é uma proposta de educação ambiental crítica, complexa e reflexiva, na qual aspectos da complexidade possa...

  • O ensino de Ciências e a aprendizagem em museu: estudo sobre método e ferramentas de avaliação, BE.PQ

    O ensino de Ciências e a aprendizagem em museu...

    Atualmente, pode-se dizer que há um consenso acerca do entendimento de que o conhecimento sobre temas das ciências naturais faz parte não apenas da formação escolar, mas da formação geral do cidadão e, em função disso, são muitos os meios e veículos que se propõem a discutir temas científicos.Dentre estes, encontram-se os museus e centros de ciências, que ocupam espaços cada vez mais i...

Ver todas as Bolsas no exterior concluídas

Mapa da distribuição do fomento por município do Estado de São Paulo Ensino e aprendizagem

Histórico do fomento, por ano de inícioEnsino e aprendizagem

Projetos de pesquisa vigentes por anoEnsino e aprendizagem