site da FAPESP
URL curto

Ensino e aprendizagem

Apoio FAPESP em números
19Auxílios à pesquisa em andamento 
658Auxílios à pesquisa concluídos 
56Bolsas no país em andamento 
960Bolsas no país concluídas 
4Bolsas no exterior em andamento 
73Bolsas no exterior concluídas 
1.770 Todos os Auxílios e Bolsas
*Quantidades atualizadas em 18/02/2017
Refinar por
Auxílios à Pesquisa
Bolsas
Área do conhecimento
Instituição
Ano de início
Ensino e aprendizagem em auxílios à pesquisa e bolsas apoiadas pela FAPESP.

Auxílios à pesquisa em andamento (mais recentes)

  • Processo de ensino-aprendizagem-treinamento do handebol nas categorias sub-14 e sub-16 a partir dos discursos dos treinadores do Estado de São Paulo, AP.R

    Processo de ensino-aprendizagem-treinamento do...

    O handebol, assim como outros esportes coletivos, caracteriza-se por um cenário técnico-tático dinâmico e, por ser dependente das interações entre os jogadores da mesma equipe e entre adversários é imprevisível e de alta complexidade. Inseridos nesse contexto os jogadores devem tomar suas decisões de forma consciente para que os objetivos relacionados às fases do jogo (ofensiva e defen...

  • Didática nos cursos de Relações Públicas: desafios e perspectivas do ensino universitário, AP.R

    Didática nos cursos de Relações Públicas: desa...

    A Lei nº 5.377 de 1967, no artigo 4º., Capítulo II, determina que as disciplinas específicas de Relações Públicas sejam ministradas por profissionais habilitados no curso de Relações Públicas. No ano de 2013, esta exigência foi reforçada pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais que incluem o exercício da docência como uma das competências a ser desenvolvida nos egressos. No entant...

  • Gênese e desenvolvimento da organização do ensino de matemática em um município paulista, AP.EP

    Gênese e desenvolvimento da organização do ens...

    Trata-se de um projeto a ser realizado no âmbito do Programa "Melhoria do ensino público" e tem como objeto de estudo a organização do ensino, que se apresenta na qualidade das propostas curriculares presentes na rede municipal a qual a pesquisa se vincula. Ao considerar tais propostas curriculares, como expressões da organização do ensino, interessa-nos compreender quais são as múltip...

Ver todos os Auxílios à pesquisa em andamento

Auxílios à pesquisa concluídos (mais recentes)

Ver todos os Auxílios à pesquisa concluídos

Bolsas no país em andamento (mais recentes)

Ver todas as Bolsas no país em andamento

Bolsas no país concluídas (mais recentes)

Ver todas as Bolsas no país concluídas

Bolsas no exterior em andamento (mais recentes)

Ver todas as Bolsas no exterior em andamento

Bolsas no exterior concluídas (mais recentes)

  • Aprendizagem inventiva: um estudo sobre uma proposta para a formação de profissionais de saúde, BE.PQ

    Aprendizagem inventiva: um estudo sobre uma pr...

    A educação profissional em saúde vem sendo questionada no Brasil em relação aos conteúdos que aborda, aos métodos utilizados e também em relação aos aspectos formativos, que geralmente são negligenciados. Não apenas no Brasil, vários autores têm apontado que a racionalidade técnica ocupou espaço de outros aspectos importantes neste processo. Além dela, uma intervenção efetiva nos proce...

  • A gramática filosófica de conceitos educacionais: uma abordagem wittgensteiniana, BE.PQ

    A gramática filosófica de conceitos educaciona...

    Neste projeto, recorrerei a parte de minhas reflexões sobre conceitos fundamentais do campo educacional, sob uma perspectiva wittgensteiniana, construídas ao longo de minha pesquisa desenvolvida na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, que fornecerão subsídios iniciais para um livro. Pretendo desenvolver mais profundamente as questões investigadas até agora, como por exem...

  • Apropriação e uso de novas tecnologias por idosos portugueses de uma universidade sênior, BE.EP.IC

    Apropriação e uso de novas tecnologias por ido...

    O presente estudo pretende investigar, junto a idosos portugueses, as influências e ressonâncias do aprendizado de informática na sociabilidade dos mesmos. Para tanto, será realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, com entrevistas semiabertas, junto a, no mínimo, três participantes do curso de Informática III, da Universidade Sénior Contemporânea, localizada na cidade do Porto, sob ...

Ver todas as Bolsas no exterior concluídas

Linha de fomento

Auxílios + Bolsas: Acumulado dos anos

Selecione o ano

Mostrar os anos em sequência

Série histórica -