site da FAPESP
URL curto

Ensino e aprendizagem

Apoio FAPESP em números
25Auxílios à pesquisa em andamento 
635Auxílios à pesquisa concluídos 
49Bolsas no país em andamento 
865Bolsas no país concluídas 
3Bolsas no exterior em andamento 
67Bolsas no exterior concluídas 
1.644 Todos os Auxílios e Bolsas
*Quantidades atualizadas em 17/06/2016
Refinar por
Auxílios à Pesquisa
Bolsas
Área do conhecimento
Instituição
Ano de início
Ensino e aprendizagem em auxílios à pesquisa e bolsas apoiadas pela FAPESP.

Bolsas no país em andamento (mais recentes)

  • Reflexos do PIBID na prática pedagógica de licenciandos em química envolvendo o conteúdo oxirredução, BP.DD

    Reflexos do PIBID na prática pedagógica de lic...

    Neste projeto pretende-se documentar o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) relativo a reações de oxirredução de licenciandos em química inseridos no programa PIBID (Iniciação à Docência). Como parte do projeto PIBID os licenciandos desenvolvem sequências de ensino referentes ao conteúdo oxirredução para os alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adulto...

  • Formação continuada e a construção de práticas colaborativas: o ensino de matemática na perspectiva da inclusão, BP.DR

    Formação continuada e a construção de práticas...

    O objetivo geral dessa pesquisa consiste em analisar de que forma uma proposta de formação continuada, com formato de organização colaborativo, com um grupo de coordenadores pedagógicos e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental pode contribuir para o desenvolvimento e implementação de estratégias de ensino de Matemática na perspectiva da inclusão em escolas públicas. Como e...

  • A aprendizagem da leitura nas atuações educativas de êxito nos anos iniciais do ensino fundamental, BP.IC

    A aprendizagem da leitura nas atuações educati...

    A leitura, vista como uma das competências fundamentais na avaliação da qualidade da educação e como instrumento essencial para a aprendizagem de outros conteúdos e aprendizagens acadêmicas e sociais, é o foco do presente projeto. O objetivo do estudo, em termos gerais, é acompanhar, em uma sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental, de escola pública da cidade de São Carlos,...

Ver todas as Bolsas no país em andamento

Bolsas no país concluídas (mais recentes)

Ver todas as Bolsas no país concluídas

Bolsas no exterior em andamento (mais recentes)

  • Subsídios à integração de ferramentas de avaliação automática e sistemas de gerenciamento de aprendizagem, BE.EP.DR

    Subsídios à integração de ferramentas de avali...

    Os benefícios de utilizar ferramentas de avaliação para trabalhos de programação têm sido amplamente discutidos em educação em computação. Assim, o projeto de doutorado "Subsídios à Integração de Ferramentas de Avaliação Automática e Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem" (FAPESP 2012/04352-6) visa investigar e explorar a integração de ferramentas de avaliação para trabalhos de pro...

  • Trajetórias profissionais de educadores matemáticos e suas ações de insubordinação ao ensinar probabilidade e estatística, BE.PQ

    Trajetórias profissionais de educadores matemá...

    Esta proposta tem o objetivo de mapear e analisar narrativas orais e escritas, identificando ações insubordinadas reveladas por professores que ensinam Matemática e discutir como essas atitudes, incorporadas à prática docente, contribuíram para a efetivação do ensino de Probabilidade e Estatística em suas aulas de Matemática no Ensino Fundamental. O termo "insubordinação criativa" ref...

  • Trajetórias em construção: um olhar sociocultural sobre tornar-se Professor de Inglês, BE.EP.DR

    Trajetórias em construção: um olhar sociocultu...

    Este estudo faz parte de um projeto mais amplo sobre a formação do professor de línguas sob uma perspectiva sociocultural. O desenho da pesquisa consiste em um estudo longitudinal baseado em pesquisa narrativa. Os dados são gerados a partir de narrativas orais e trabalhos escritos. As participantes são três alunas de um curso de Letras de uma universidade pública brasileira. O estudo l...

Bolsas no exterior concluídas (mais recentes)

  • Comunicação reticular e as plataformas telemáticas na gestão de cursos para o ensino superior, BE.EP.IC

    Comunicação reticular e as plataformas telemát...

    A presente investigação busca estudar e discutir as implicações das redes virtuais e serviços telemáticos na construção interativa do conhecimento na universidade. A partir de pesquisas qualitativas e experiência aplicada com gestão de ensino em uma plataforma virtual num programa interuniversitário entre Unesp e a Universidad de Sevilla - De La Clase a La Cuenta -, a intenção é obser...

  • Análise do processo de desenvolvimento de produtos tradicional em comparação com design thinking: impactos na prática e no ensino, BE.PQ

    Análise do processo de desenvolvimento de prod...

    Este projeto de pesquisa no exterior, a ser realizado na Universidade de Stanford, aborda o papel do Design Thinking como abordagem de desenvolvimento de produtos. O Design Thinking é uma abordagem emergente que está sendo adotada de forma crescente por empresas para a criação de conceitos inovadores de produtos. Apesar de haver resultados empíricos animadores, ainda existem questões a...

  • Os desafios da formação continuada em dança e suas implicações na prática pedagógica do professor escolar, BE.EP.DR

    Os desafios da formação continuada em dança e ...

    O presente projeto visa apresentar a proposta de estágio de pesquisa no exterior e o plano de trabalho a ser realizada na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH-UL), em Portugal, que terá por objetivo ampliar os estudos da literatura específica sobre dança e na reflexão crítica e fundamentada do tratamento dos dados, bem como, participar de eventos científicos, ...

Ver todas as Bolsas no exterior concluídas

Mapa da distribuição do fomento por município do Estado de São Paulo Ensino e aprendizagem