site da FAPESP
URL curto

Ensino e aprendizagem

*Quantidades atualizadas em 27/06/2015
Refinar por
Auxílios à Pesquisa
Bolsas
Área do conhecimento
Instituição
Ensino e aprendizagem em auxílios à pesquisa e bolsas apoiadas pela FAPESP.

Auxílios à pesquisa em andamento (mais recentes)

  • 4º. congresso internacional de literatura infantil e juvenil, AO.R
  • Escola e diferença: caminhos para educação bilíngue de surdos, PUB.LVR.BR

    Escola e diferença: caminhos para educação bil...

    O presente livro trata da experiência de nosso grupo de pesquisa na realização de trabalho junto a uma Rede Municipal de Ensino ocorrido entre os anos de 2008 e 2013.Diversas ações foram realizadas envolvendo capacitação dos profissionais da Rede Municipal e a contratação/capacitação de novos profissionais para desempenharem a função de instrutores surdos e de tradutores e intérpretes ...

  • Novas tecnologias e ensino de história ; uma relação possível e necessária, AP.EP

    Novas tecnologias e ensino de história ; uma r...

    Este trabalho insere-se no âmbito da pesquisa- ação (THILOLLENT, 2002) e tem como meta primordial contribuir para com a melhoria do Ensino Público do Estado de São Paulo. Terá curso por meio de um projeto de ação- pedagógica, referenciada pelo Currículo de História do Estado de São Paulo, e será desenvolvido em duas salas de 8° ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual de Ensi...

Ver todos os Auxílios à pesquisa em andamento

Bolsas no país em andamento (mais recentes)

Ver todas as Bolsas no país em andamento

Bolsas no país concluídas (mais recentes)

  • REA: desenvolvimento de um protótipo de serious game sobre anatomofisiologia digestória humana, BP.IC

    REA: desenvolvimento de um protótipo de seriou...

    O conhecimento das complexas interações anatomofisiológico do corpo humano são fundamentais para o exercício da prática profissional de saúde. Tais conhecimentos subsidiam a construção do conhecimento do futuro enfermeiro, por exemplo, permitindo o reconhecimento morfológico, localização, função, organização de órgãos e sistemas num panorama geral e integrado. Além disso, esse conhecim...

  • Sistema de suporte ao ensino de empreendedorismo, BP.TT

    Sistema de suporte ao ensino de empreendedorismo

    Recentemente o ensino de empreendedorismo ganhou importância e procura-se maneiras de ampliá-lo do nível universitário para jovens com idade entre 13 e 18 anos, ou seja, do ensino médio. Essa ampliação passa pelo desafio da criação de um método de ensino e de ferramentas que sejam adequadas para utilizar com jovens dessa nova faixa etária. Tal desafio já vem sendo encarado pelo pesquis...

  • Exposição de professores à violência na infância e juventude: analisando reflexos dessa exposição na produção da cultura da violência em ambientes escolares, BP.TT

    Exposição de professores à violência na infânc...

    Este projeto dá continuidade aos estudos que a orientadora venho desenvolvendo, sobretudo, nos últimos dez anos juntamente com estudantes da Graduação em Pedagogia, alunos (as) de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, os três últimos integrantes do grupo que lidero intitulado Grupo de Pesquisa sobre Educação Escolarizada a partir das idéias de Pierre Bourdieu (CNPq). Diretamente,...

Ver todas as Bolsas no país concluídas

Bolsas no exterior em andamento (mais recentes)

Ver todas as Bolsas no exterior em andamento

Bolsas no exterior concluídas (mais recentes)

  • Aprofundamento teórico acerca da Teoria Social Cognitiva aplicada ao ensino e aprendizagem de música, BE.EP.MS

    Aprofundamento teórico acerca da Teoria Social...

    Este projeto visa o trabalho de estágio e pesquisa em Portugal para expandir, complementar e aprofundar as discussões teóricas acerca da Teoria Social Cognitiva e o ensino e aprendizagem de música. O principal objetivo é o de buscar respostas para uma série de questões levantadas durante a pesquisa de Mestrado que atualmente é desenvolvida na UNICAMP, sob fomento da FAPESP intitulada "...

  • O conceito de simetria e o ensino de álgebra na educação básica: uma proposta alternativa de desenvolvimento do conhecimento matemático para o ensino, BE.PQ

    O conceito de simetria e o ensino de álgebra n...

    A presente proposta de pesquisa insere-se em um projeto mais amplo que investiga os conhecimentos algébricos de professores que ensinam álgebra na educação básica, projeto esse financiado pela CAPES/OBEDUC. Nessa proposta de estágio de pós-doutorado pretende-se investigar o papel do conceito de simetria para a construção de conhecimentos algébricos desenvolvidos por professores de mate...

  • Inovação no ensino/aprendizagem de engenharia através do método "Peer Instruction", BE.PQ

    Inovação no ensino/aprendizagem de engenharia ...

    Este projeto de pesquisa relacionado com metodologias ativas de ensino e aprendizagem tem como propósito aprofundar o conhecimento em temas de investigação sobre a Aprendizagem Ativa na formação de engenheiros, a partir da utilização do método Peer Instruction (Aprendizagem pelos Pares ou Aprendizagem pelos Colegas). O envolvimento dos estudantes dos vários cursos da Escola de Engenhar...

Ver todas as Bolsas no exterior concluídas

Mapa da distribuição do fomento por município do Estado de São Paulo Ensino e aprendizagem

Histórico do fomento, por ano de inícioEnsino e aprendizagem

Projetos de pesquisa vigentes por anoEnsino e aprendizagem