site da FAPESP
URL curto

Formação continuada do professor

Apoio FAPESP em números
3Auxílios à pesquisa em andamento 
33Auxílios à pesquisa concluídos 
5Bolsas no país em andamento 
203Bolsas no país concluídas 
8Bolsas no exterior concluídas 
252 Todos os Auxílios e Bolsas
*Quantidades atualizadas em 27/08/2016
Refinar por
Auxílios à Pesquisa
Bolsas
Área do conhecimento
Instituição
Ano de início
Formação continuada do professor em auxílios à pesquisa e bolsas apoiadas pela FAPESP.

Auxílios à pesquisa em andamento (mais recentes)

  • O professor supervisor do PIBID: formador de futuros professores, AP.R

    O professor supervisor do PIBID: formador de f...

    O presente projeto tem por objetivo analisar e compreender os processos formativos desencadeados por duas professoras supervisoras do subprojeto Pibid (Programa Institucional de Iniciação à Docência) do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UNESP (Rio Claro). Do subprojeto participam 10 bolsistas de Iniciação à Docência, duas professoras supervisoras, uma professora orientadora d...

  • Avaliação da qualidade da educação ofertada aos alunos público alvo da educação especial em escolas públicas da comarca de Bauru, AP.R

    Avaliação da qualidade da educação ofertada ao...

    A Educação Inclusiva é um campo e um movimento que discute como a diferença é tratada e compreendida pela escola e pelos professores. O direito de todos à educação e o direito à diferença são pontos de partida para a efetivação deste processo, que deverá ser avaliado constantemente buscando-se a melhoria da qualidade do ensino. Assim, este estudo tem como objetivo avaliar a qualidade d...

  • História e Filosofia da Biologia: elaboração e análise de uma proposta de formação docente, AP.R

    História e Filosofia da Biologia: elaboração e...

    O ensino de História e Filosofia da Ciência é fortemente recomendado pelos currículos oficiais, diretrizes para a formação de professores da área e pela literatura. No entanto, pesquisas têm mostrado que essa temática está pouco presente no cursos de formação inicial e continuada para professores, nos materiais didáticos e na educação básica e que professores e alunos apresentam visões...

Auxílios à pesquisa concluídos (mais recentes)

  • Processos de ensino e aprendizagem de matemática em ambientes tecnológicos PEA-MAT/DIMAT, AP.R

    Processos de ensino e aprendizagem de matemáti...

    Este projeto trata da interação de pesquisadores da PUC-Peru e PUC-SP para pesquisas a respeito de processos de ensino e de aprendizagem de matemática em ambientes tecnológicos. Este projeto é desenvolvido de forma colaborativa pelos grupos de pesquisa Processos de Ensino e Aprendizagem de Matemática - PEA-MAT, da PUC-SP, e Didactica de las Matemáticas - DIMAT, que pertence ao Institut...

  • O currículo do ensino fundamental: uma investigação sobre conhecimento e formação, AP.R

    O currículo do ensino fundamental: uma investi...

    O presente projeto parte das premissas do realismo social (YOUNG, 2007, 2011; WHEELAHAN, 2010, 2011; MOORE, 2012) e tem como problema de pesquisa: qual é o conhecimento considerado relevante para ser disponibilizado no Ensino Fundamental nas escolas brasileiras? Assumindo a centralidade do conhecimento especializado disponibilizado na escola, o que se propõe é uma análise do currículo...

  • 9th ESERA Conference, AR.EXT
Ver todos os Auxílios à pesquisa concluídos

Bolsas no país em andamento (mais recentes)

  • Avaliação da qualidade da educação ofertada aos alunos público alvo da educação especial em escolas públicas da comarca de Bauru, BP.TT

    Avaliação da qualidade da educação ofertada ao...

    A Educação Inclusiva é um campo e um movimento que discute como a diferença é tratada e compreendida pela escola e pelos professores. O direito de todos à educação e o direito à diferença são pontos de partida para a efetivação deste processo, que deverá ser avaliado constantemente buscando-se a melhoria da qualidade do ensino. Assim, este estudo tem como objetivo avaliar a qualidade d...

  • A formação de professores: mudanças e permanências entre o pnaic e o ler e escrever, BP.IC

    A formação de professores: mudanças e permanên...

    Esta pesquisa tem como proposta estudar os documentos oficiais que regulamentam o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), programa federal de formação continuada de professores alfabetizadores. O objetivo é compreender como se constitui a proposta de formação de professores do PNAIC e investigar em que se diferencia esta proposta de formação de professores em relação ...

  • Formação continuada de professores de matemática em um ambiente integrado às tecnologias digitais, BP.DR

    Formação continuada de professores de matemáti...

    Nesse projeto de pesquisa temos o objetivo de investigar as potencialidades da comunicação para a reorganização do pensamento matemático em um curso semipresencial de formação de professores de Matemática, que foi desenvolvido em um ambiente integrado às tecnologias digitais, em particular ao GeoGebra. A partir dessa investigação, buscaremos aprofundar o estudo teórico sobre comunicaçã...

Ver todas as Bolsas no país em andamento

Bolsas no país concluídas (mais recentes)

Ver todas as Bolsas no país concluídas

Bolsas no exterior concluídas (mais recentes)

  • Formação continuada de professores de matemática em um ambiente integrado às tecnologias digitais, BE.EP.DR

    Formação continuada de professores de matemáti...

    Nesse projeto de pesquisa temos o objetivo de investigar as potencialidades da comunicação para a reorganização do pensamento matemático em um curso semipresencial de formação de professores de Matemática, que foi desenvolvido em um ambiente integrado às tecnologias digitais, em particular ao GeoGebra. A partir dessa investigação, buscaremos aprofundar o estudo teórico sobre comunicaçã...

  • Perspectivas sobre o letramento digital na formação continuada do professor, BE.EP.DR

    Perspectivas sobre o letramento digital na for...

    Esta pesquisa de doutorado, em curso, visa a analisar a formação continuada oferecida aos professores pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) voltada para a introdução da tecnologia digital em sala de aula, interrogando o material de análise sobre os sentidos de educação e de espaço digital em circulação e sobre os discursos em cena nesse processo. Buscamos compreend...

  • Desenvolvimento conceitual e a formação de professores que ensinam matemática: um estudo a partir da teoria histórico-cultural, BE.PQ

    Desenvolvimento conceitual e a formação de pro...

    Partindo de uma perspectiva histórica e cultural, que compreende os conceitos matemáticos como produções humanas que objetivam respostas às necessidades dos sujeitos em um determinado lugar e tempo histórico, a pesquisa proposta tem por objetivo geral analisar a implicação da Teoria Cultural da Objetivação, proposta por Radford, na organização do ensino da Matemática e na proposição de...

Ver todas as Bolsas no exterior concluídas

Mapa da distribuição do fomento por município do Estado de São Paulo Formação continuada do professor