site da FAPESP
URL curto

Formação continuada do professor

Apoio FAPESP em números
3Auxílios à pesquisa em andamento 
33Auxílios à pesquisa concluídos 
4Bolsas no país em andamento 
206Bolsas no país concluídas 
2Bolsas no exterior em andamento 
8Bolsas no exterior concluídas 
256 Todos os Auxílios e Bolsas
*Quantidades atualizadas em 22/04/2017
Refinar por
Auxílios à Pesquisa
Bolsas
Área do conhecimento
Instituição
Ano de início
Formação continuada do professor em auxílios à pesquisa e bolsas apoiadas pela FAPESP.

Auxílios à pesquisa em andamento (mais recentes)

  • O professor supervisor do PIBID: formador de futuros professores, AP.R

    Resumo

    O presente projeto tem por objetivo analisar e compreender os processos formativos desencadeados por duas professoras supervisoras do subprojeto Pibid (Programa Institucional de Iniciação à Docência) do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UNESP (Rio Claro). Do subprojeto participam 10 bolsistas de Iniciação à Docência, duas professoras supervisoras, uma professora orientadora d...

  • Avaliação da qualidade da educação ofertada aos alunos público alvo da educação especial em escolas públicas da Comarca de Bauru, AP.R

    Resumo

    A Educação Inclusiva é um campo e um movimento que discute como a diferença é tratada e compreendida pela escola e pelos professores. O direito de todos à educação e o direito à diferença são pontos de partida para a efetivação deste processo, que deverá ser avaliado constantemente buscando-se a melhoria da qualidade do ensino. Assim, este estudo tem como objetivo avaliar a qualidade d...

  • História e Filosofia da Biologia: elaboração e análise de uma proposta de formação docente, AP.R

    Resumo

    O ensino de História e Filosofia da Ciência é fortemente recomendado pelos currículos oficiais, diretrizes para a formação de professores da área e pela literatura. No entanto, pesquisas têm mostrado que essa temática está pouco presente no cursos de formação inicial e continuada para professores, nos materiais didáticos e na educação básica e que professores e alunos apresentam visões...

Auxílios à pesquisa concluídos (mais recentes)

  • Processos de ensino e aprendizagem de matemática em ambientes tecnológicos PEA-MAT/DIMAT, AP.R

    Resumo

    Este projeto trata da interação de pesquisadores da PUC-Peru e PUC-SP para pesquisas a respeito de processos de ensino e de aprendizagem de matemática em ambientes tecnológicos. Este projeto é desenvolvido de forma colaborativa pelos grupos de pesquisa Processos de Ensino e Aprendizagem de Matemática - PEA-MAT, da PUC-SP, e Didactica de las Matemáticas - DIMAT, que pertence ao Institut...

  • O currículo do ensino fundamental: uma investigação sobre conhecimento e formação, AP.R

    Resumo

    O presente projeto parte das premissas do realismo social (YOUNG, 2007, 2011; WHEELAHAN, 2010, 2011; MOORE, 2012) e tem como problema de pesquisa: qual é o conhecimento considerado relevante para ser disponibilizado no Ensino Fundamental nas escolas brasileiras? Assumindo a centralidade do conhecimento especializado disponibilizado na escola, o que se propõe é uma análise do currículo...

  • 9th ESERA Conference, AR.EXT
Ver todos os Auxílios à pesquisa concluídos

Bolsas no país em andamento (mais recentes)

Ver todas as Bolsas no país em andamento

Bolsas no país concluídas (mais recentes)

  • A formação de professores: mudanças e permanências entre o pnaic e o ler e escrever, BP.IC

    Resumo

    Esta pesquisa tem como proposta estudar os documentos oficiais que regulamentam o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), programa federal de formação continuada de professores alfabetizadores. O objetivo é compreender como se constitui a proposta de formação de professores do PNAIC e investigar em que se diferencia esta proposta de formação de professores em relação ...

  • Reações redox: uma proposta para desenvolver o conhecimento pedagógico do conteúdo, BP.DR

    Resumo

    O conteúdo reações de oxidorredução tem sido apontado como sendo um dos de maior dificuldade dos estudantes e é de fundamental importância que os professores desenvolvam o Conhecimento Pedahgógico do Conteúdo (PCK) de tal conteúdo para melhor abordá-lo em sua prática pedagógica. Assim, neste trabalho pretende-se elaborar, implementar e analisar um curso voltado para a formação continua...

  • Aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional via internet: análise de um programa híbrido de formação de professores, BP.DR

    Resumo

    A pesquisa tem como propósito analisar limites e contribuições de um espaço híbrido, o 3° Espaço, compreendido como ambiente de interlocução entre futuros professores (licenciandos em Pedagogia, na modalidade a distância), professores experientes da Educação Básica e formadores da universidade, visando à aprendizagem da docência e o desenvolvimento profissional de professores. Especifi...

Ver todas as Bolsas no país concluídas

Bolsas no exterior em andamento (mais recentes)

Bolsas no exterior concluídas (mais recentes)

  • Formação continuada de professores de matemática em um ambiente integrado às tecnologias digitais, BE.EP.DR

    Resumo

    Nesse projeto de pesquisa temos o objetivo de investigar as potencialidades da comunicação para a reorganização do pensamento matemático em um curso semipresencial de formação de professores de Matemática, que foi desenvolvido em um ambiente integrado às tecnologias digitais, em particular ao GeoGebra. A partir dessa investigação, buscaremos aprofundar o estudo teórico sobre comunicaçã...

  • Perspectivas sobre o letramento digital na formação continuada do professor, BE.EP.DR

    Resumo

    Esta pesquisa de doutorado, em curso, visa a analisar a formação continuada oferecida aos professores pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) voltada para a introdução da tecnologia digital em sala de aula, interrogando o material de análise sobre os sentidos de educação e de espaço digital em circulação e sobre os discursos em cena nesse processo. Buscamos compreend...

  • Desenvolvimento conceitual e a formação de professores que ensinam matemática: um estudo a partir da teoria histórico-cultural, BE.PQ

    Resumo

    Partindo de uma perspectiva histórica e cultural, que compreende os conceitos matemáticos como produções humanas que objetivam respostas às necessidades dos sujeitos em um determinado lugar e tempo histórico, a pesquisa proposta tem por objetivo geral analisar a implicação da Teoria Cultural da Objetivação, proposta por Radford, na organização do ensino da Matemática e na proposição de...

Ver todas as Bolsas no exterior concluídas

Linha de fomento

Auxílios + Bolsas: Acumulado dos anos

Selecione o ano

Mostrar os anos em sequência

Série histórica -