site da FAPESP
URL curto

Formação continuada do professor

*Quantidades atualizadas em 29/09/2014
Refinar por
Auxílios à Pesquisa
Bolsas
Área do conhecimento
Instituição
Formação continuada do professor em auxílios à pesquisa e bolsas apoiadas pela FAPESP.

Auxílios à pesquisa em andamento (mais recentes)

  • Processos de ensino e aprendizagem de matemática em ambientes tecnológicos PEA-MAT/DIMAT, AP.R

    Processos de ensino e aprendizagem de matemáti...

    Este projeto trata da interação de pesquisadores da PUC-Peru e PUC-SP para pesquisas a respeito de processos de ensino e de aprendizagem de matemática em ambientes tecnológicos. Este projeto é desenvolvido de forma colaborativa pelos grupos de pesquisa Processos de Ensino e Aprendizagem de Matemática - PEA-MAT, da PUC-SP, e Didactica de las Matemáticas - DIMAT, que pertence ao Institut...

  • O currículo do ensino fundamental: uma investigação sobre conhecimento e formação, AP.R

    O currículo do ensino fundamental: uma investi...

    O presente projeto parte das premissas do realismo social (YOUNG, 2007, 2011; WHEELAHAN, 2010, 2011; MOORE, 2012) e tem como problema de pesquisa: qual é o conhecimento considerado relevante para ser disponibilizado no Ensino Fundamental nas escolas brasileiras? Assumindo a centralidade do conhecimento especializado disponibilizado na escola, o que se propõe é uma análise do currículo...

Auxílios à pesquisa concluídos (mais recentes)

  • Preservação e difusão da memória pública: modernização e ampliação dos laboratórios do Arquivo Público do Estado de São Paulo, AP.INFRA.ARQ

    Preservação e difusão da memória pública: mode...

    O Arquivo Público do Estado, órgão da Secretaria da Casa Civil do governo do Estado de São Paulo, é responsável pela custódia da documentação permanente ali depositada. É sua função preservar todo o material que está sob sua guarda, constituindo-se como um serviço público aos cidadãos e fomentando o acesso aos documentos que integram uma parte da memória da sociedade sob responsabilida...

  • Educação especial nas escolas do campo: análise de um silêncio histórico, AP.R

    Educação especial nas escolas do campo: anális...

    Há um descaso histórico no Brasil com as áreas da educação especial e da educação do campo. Dados oficiais mostram que na interface das duas áreas a negação do direito à educação é prática atual. O objetivo desta pesquisa é: identificar as escolas do campo em que há alunos da educação especial matriculados, no estado de São Paulo; conhecer o alunado da educação especial que freqüenta e...

  • Docência para a educação básica: a perspectiva psicossocial da formação, AP.R

    Docência para a educação básica: a perspectiva...

    Tendo por pressuposto que a docência para a educação básica deve ser compreendida de forma abrangente e contextualizada sob risco de considerar o desempenho do professor como agente isolado na obtenção de um ensino de qualidade, o projeto ora apresentado propõe tematizar o desempenho docente e sua formação, articulando-os ao contexto social e à subjetividade do professor que exerce ess...

Ver todos os Auxílios à pesquisa concluídos

Bolsa no país em andamento (mais recentes)

  • Análises discursivas sobre a (des)construção do conceito de democracia: dizeres e fazeres no contexto escolar, BP.MS

    Análises discursivas sobre a (des)construção d...

    Com a promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil (1988), a palavra 'democracia' passava a reverberar e (re)significar-se em todas as esferas sociais brasileiras, das quais destacamos, em nosso campo de pesquisa, a educacional. Estando materializada discursivamente na LDBEN (1996), entre outros documentos oficiais como: PCNs (1998); Orientações gerais: rede nacional d...

Bolsas no país concluídas (mais recentes)

  • Perspectivas sobre o letramento digital na formação continuada do professor, BP.DR

    Perspectivas sobre o letramento digital na for...

    Este projeto de pesquisa visa a debruçar-se sobre a formação de professores para a introdução das tecnologias digitais na escola oferecida pelo Ministério da Educação através Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), interrogando o material de análise sobre os sentidos de educação e de espaço digital que sustentam o programa e sobre os discursos que são colocados em cena n...

  • Fontes de autoeficácia de professores de Educação Física no ensino médio, BP.MS

    Fontes de autoeficácia de professores de Educa...

    A autoeficácia enquanto construto da Teoria Social Cognitiva exerce papel preditivo e mediacional na motivação, persistência e resiliência dos indivíduos. No domínio da docência, esse construto é definido como o julgamento que o professor faz acerca de suas capacidades para ensinar em vista ao engajamento e aprendizagem dos alunos, mesmo àqueles mais difíceis e desmotivados. Buscamos, ...

  • Análise de um programa de formação continuada da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo sob o ponto de vista da tutoria, BP.EP

    Análise de um programa de formação continuada ...

    O objetivo do trabalho é o de analisar o programa de formação continuada intitulado RAR - A Rede Aprende com a Rede - e que foi dirigido aos professores da rede oficial paulista por meio de estratégias de educação a distância. Esta análise ocorrerá tendo como foco especial o papel da tutoria nas duas edições do RAR. (AU)

Ver todas as Bolsas no país concluídas

Bolsas no exterior em andamento (mais recentes)

  • Perspectivas sobre o letramento digital na formação continuada do professor, BE.EP.DR

    Perspectivas sobre o letramento digital na for...

    Esta pesquisa de doutorado, em curso, visa a analisar a formação continuada oferecida aos professores pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) voltada para a introdução da tecnologia digital em sala de aula, interrogando o material de análise sobre os sentidos de educação e de espaço digital em circulação e sobre os discursos em cena nesse processo. Buscamos compreend...

  • Desenvolvimento conceitual e a formação de professores que ensinam matemática: um estudo a partir da teoria histórico-cultural, BE.PQ

    Desenvolvimento conceitual e a formação de pro...

    Partindo de uma perspectiva histórica e cultural, que compreende os conceitos matemáticos como produções humanas que objetivam respostas às necessidades dos sujeitos em um determinado lugar e tempo histórico, a pesquisa proposta tem por objetivo geral analisar a implicação da Teoria Cultural da Objetivação, proposta por Radford, na organização do ensino da Matemática e na proposição de...

Bolsas no exterior concluídas (mais recentes)

  • A construção do conhecimento teórico-prático do professor de língua estrangeira de uma perspectiva sociocultural, BE.PQ

    A construção do conhecimento teórico-prático d...

    Esta investigação, de natureza interpretativa, visa estudar a construção do conhecimento teórico-prático de professores de línguas de uma perspectiva sociocultural, buscando compreender como se caracteriza o processo dialógico de construção de conhecimentos que emerge de contextos situados social, cultural e historicamente. Tem por cenário um projeto de formação continuada oferecido a ...

  • Pedagogia universitária: demandas e possibilidades na formação contínua do docente universitário, BE.PQ

    Pedagogia universitária: demandas e possibilid...

    Neste projeto de pesquisa propondo a investigar a formação pedagógica do docente universitário. Para tanto, buscar-se-á o aprofundamento conceituai, metodológico e organizacional da formação do professor universitário, na perspectiva de favorecer a construção e o desenvolvimento da sua identidade profissional e propiciar-lhe elementos para apropriação e elaboração de referenciais polít...

  • Da(r) vida à formação, da(r) formação à vida: o uso do portfólio reflexivo na aprendizagem docente, BE.PQ

    Da(r) vida à formação, da(r) formação à vida: ...

    Este plano de trabalho inscreve-se no âmbito de uma pesquisa qualitativa, nomeadamente de uma pesquisa colaborativa, intitulada "Formação de educadores de Infância: um percurso pela matemática. Correspondendo Brasil e Portugal", desenvolvida no Brasil, desde agosto de 2005, com educadores da creche Carochinha, localizada no Campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e, em Po...

Ver todas as Bolsas no exterior concluídas

Mapa da distribuição do fomento por município do Estado de São Paulo Formação continuada do professor

Histórico do fomento, por ano de inícioFormação continuada do professor

Projetos de pesquisa vigentes por anoFormação continuada do professor