site da FAPESP
URL curto

Formação continuada do professor

Apoio FAPESP em números
2Auxílios à pesquisa em andamento 
31Auxílios à pesquisa concluídos 
4Bolsas no país em andamento 
202Bolsas no país concluídas 
8Bolsas no exterior concluídas 
247 Todos os Auxílios e Bolsas
*Quantidades atualizadas em 30/04/2016
Refinar por
Auxílios à Pesquisa
Bolsas
Área do conhecimento
Instituição
Ano de início
Formação continuada do professor em auxílios à pesquisa e bolsas apoiadas pela FAPESP.

Auxílios à pesquisa em andamento (mais recentes)

  • História e Filosofia da Biologia: elaboração e análise de uma proposta de formação docente, AP.R

    História e Filosofia da Biologia: elaboração e...

    O ensino de História e Filosofia da Ciência é fortemente recomendado pelos currículos oficiais, diretrizes para a formação de professores da área e pela literatura. No entanto, pesquisas têm mostrado que essa temática está pouco presente no cursos de formação inicial e continuada para professores, nos materiais didáticos e na educação básica e que professores e alunos apresentam visões...

  • Processos de ensino e aprendizagem de matemática em ambientes tecnológicos PEA-MAT/DIMAT, AP.R

    Processos de ensino e aprendizagem de matemáti...

    Este projeto trata da interação de pesquisadores da PUC-Peru e PUC-SP para pesquisas a respeito de processos de ensino e de aprendizagem de matemática em ambientes tecnológicos. Este projeto é desenvolvido de forma colaborativa pelos grupos de pesquisa Processos de Ensino e Aprendizagem de Matemática - PEA-MAT, da PUC-SP, e Didactica de las Matemáticas - DIMAT, que pertence ao Institut...

Auxílios à pesquisa concluídos (mais recentes)

  • O currículo do ensino fundamental: uma investigação sobre conhecimento e formação, AP.R

    O currículo do ensino fundamental: uma investi...

    O presente projeto parte das premissas do realismo social (YOUNG, 2007, 2011; WHEELAHAN, 2010, 2011; MOORE, 2012) e tem como problema de pesquisa: qual é o conhecimento considerado relevante para ser disponibilizado no Ensino Fundamental nas escolas brasileiras? Assumindo a centralidade do conhecimento especializado disponibilizado na escola, o que se propõe é uma análise do currículo...

  • Preservação e difusão da memória pública: modernização e ampliação dos laboratórios do Arquivo Público do Estado de São Paulo, AP.INFRA.ARQ

    Preservação e difusão da memória pública: mode...

    O Arquivo Público do Estado, órgão da Secretaria da Casa Civil do governo do Estado de São Paulo, é responsável pela custódia da documentação permanente ali depositada. É sua função preservar todo o material que está sob sua guarda, constituindo-se como um serviço público aos cidadãos e fomentando o acesso aos documentos que integram uma parte da memória da sociedade sob responsabilida...

  • Educação especial nas escolas do campo: análise de um silêncio histórico, AP.R

    Educação especial nas escolas do campo: anális...

    Há um descaso histórico no Brasil com as áreas da educação especial e da educação do campo. Dados oficiais mostram que na interface das duas áreas a negação do direito à educação é prática atual. O objetivo desta pesquisa é: identificar as escolas do campo em que há alunos da educação especial matriculados, no estado de São Paulo; conhecer o alunado da educação especial que freqüenta e...

Ver todos os Auxílios à pesquisa concluídos

Bolsas no país em andamento (mais recentes)

  • A formação de professores: mudanças e permanências entre o pnaic e o ler e escrever, BP.IC

    A formação de professores: mudanças e permanên...

    Esta pesquisa tem como proposta estudar os documentos oficiais que regulamentam o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), programa federal de formação continuada de professores alfabetizadores. O objetivo é compreender como se constitui a proposta de formação de professores do PNAIC e investigar em que se diferencia esta proposta de formação de professores em relação ...

  • Formação continuada de professores de matemática em um ambiente integrado às tecnologias digitais, BP.DR

    Formação continuada de professores de matemáti...

    Nesse projeto de pesquisa temos o objetivo de investigar as potencialidades da comunicação para a reorganização do pensamento matemático em um curso semipresencial de formação de professores de Matemática, que foi desenvolvido em um ambiente integrado às tecnologias digitais, em particular ao GeoGebra. A partir dessa investigação, buscaremos aprofundar o estudo teórico sobre comunicaçã...

  • Reações redox: uma proposta para desenvolver o conhecimento pedagógico do conteúdo, BP.DR

    Reações redox: uma proposta para desenvolver o...

    O conteúdo reações de oxidorredução tem sido apontado como sendo um dos de maior dificuldade dos estudantes e é de fundamental importância que os professores desenvolvam o Conhecimento Pedahgógico do Conteúdo (PCK) de tal conteúdo para melhor abordá-lo em sua prática pedagógica. Assim, neste trabalho pretende-se elaborar, implementar e analisar um curso voltado para a formação continua...

Ver todas as Bolsas no país em andamento

Bolsas no país concluídas (mais recentes)

Ver todas as Bolsas no país concluídas

Bolsas no exterior concluídas (mais recentes)

  • Formação continuada de professores de matemática em um ambiente integrado às tecnologias digitais, BE.EP.DR

    Formação continuada de professores de matemáti...

    Nesse projeto de pesquisa temos o objetivo de investigar as potencialidades da comunicação para a reorganização do pensamento matemático em um curso semipresencial de formação de professores de Matemática, que foi desenvolvido em um ambiente integrado às tecnologias digitais, em particular ao GeoGebra. A partir dessa investigação, buscaremos aprofundar o estudo teórico sobre comunicaçã...

  • Perspectivas sobre o letramento digital na formação continuada do professor, BE.EP.DR

    Perspectivas sobre o letramento digital na for...

    Esta pesquisa de doutorado, em curso, visa a analisar a formação continuada oferecida aos professores pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) voltada para a introdução da tecnologia digital em sala de aula, interrogando o material de análise sobre os sentidos de educação e de espaço digital em circulação e sobre os discursos em cena nesse processo. Buscamos compreend...

  • Desenvolvimento conceitual e a formação de professores que ensinam matemática: um estudo a partir da teoria histórico-cultural, BE.PQ

    Desenvolvimento conceitual e a formação de pro...

    Partindo de uma perspectiva histórica e cultural, que compreende os conceitos matemáticos como produções humanas que objetivam respostas às necessidades dos sujeitos em um determinado lugar e tempo histórico, a pesquisa proposta tem por objetivo geral analisar a implicação da Teoria Cultural da Objetivação, proposta por Radford, na organização do ensino da Matemática e na proposição de...

Ver todas as Bolsas no exterior concluídas

Mapa da distribuição do fomento por município do Estado de São Paulo Formação continuada do professor