site da FAPESP
URL curto

Programas voltados a Temas Específicos

Refinar resultados
Área do conhecimento
Auxílios à Pesquisa
Bolsas
Programas de Infraestrutura de Pesquisa
Instituição
Situação

Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada (TIDIA) (Programa vigente de 2001 a 2012)

Apoio FAPESP em números
71Auxílios à pesquisa concluídos 
149Bolsas no país concluídas 
220 Todos os Auxílios e Bolsas
*Quantidades atualizadas em 14/01/2017

 

A modalidade Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada (TIDIA) visou a transformar a Internet em objeto de pesquisa e formar especialistas em desenvolvimento de tecnologias para a Internet. Previa parcerias com empresas do setor de telecomunicações e a criação de uma rede de fibras ópticas de alta velocidade para conectar, inicialmente, São Paulo, Campinas e São Carlos e, posteriormente, outros municípios paulistas. A rede serviu de campo de testes para pesquisas encaminhadas ao Programa e implementadas pelas redes acadêmicas.

Auxílios à pesquisa concluídos (mais recentes)

  • Criação e desenvolvimento de um laboratório remoto de ensino em ciências exatas e engenharias, AP.TIDIA

    Criação e desenvolvimento de um laboratório re...

    Atividades de laboratório são muito importantes para as ciências exatas e engenharias. O trabalho prático ajuda tanto em aprofundamento conceptual dos alunos como em desenvolvimento da sua capacidade de elaborar e desenvolver próprios projetos técnicos e tecnológicos. Automação cada vez mais está se incorporando em processo de ensino e mudando a natureza de trabalho prático dos alunos ...

  • E-CCM, AP.TIDIA

    E-CCM

    Atualmente a indústria de manufatura enfrenta novos desafios, que são resultado do crescente aumento da competitividade no cenário mundial. A Internet e o chamado e-business adicionou velocidade às atividades relacionadas à indústria, acelerando a concepção do produto, manufatura, entrega e serviços pós-venda. Como resultado, um novo paradigma de produção surgiu. A filosofia tradiciona...

  • Realabs - uma federação de web labs cooperativos, AP.TIDIA

    Realabs - uma federação de web labs cooperativos

    Este projeto tem por objetivo desenvolver uma federação de WebLabs sobre a rede KyaTera. Os proponentes já desenvolveram vários WebLabs e infraestruturas de software para WebLabs (desde 1997 no caso do CenPRA e FEEC), mas de forma independente. O projeto KyaTera oferece uma oportunidade de integrar nossos esforços bem como oferecer a outros membros da rede KyaTera uma infraestrutura de...

Ver todos os Auxílios à pesquisa concluídos

Bolsas no país concluídas (mais recentes)

  • Desenvolvimento de mecanismos de recuperação de informação para a ferramenta de busca do sistema TIDIA-AE, BP.TT

    Desenvolvimento de mecanismos de recuperação d...

    Este plano descreve as atividades a serem desenvolvidas por um bolsista TT-IV no contexto do Projeto TIDIA - Aprendizagem Eletrônica (TIDIA-Ae) Fase II no Laboratório de Desenvolvimento Associado (LDA) LISI. O bolsista deverá desenvolver atividades relacionadas à pesquisa exploratória na área de recuperação de informação que possa beneficiar o sistema TIDIA-Ae na especificação de uma f...

  • Desenvolvimento de ferramentas de aprendizagem interativas multimídia (bolsa TT-3), BP.TT

    Desenvolvimento de ferramentas de aprendizagem...

    Bolsista TT3 para o desenvolvimento de ferramentas de aprendizagem interativas multimídia. O bolsista participará do desenvolvimento de atividades de aprendizagem e atividades de pesquisa e desenvolvimento exploratórios definidos em no plano de trabalho do projeto FAPESP 05-60647-1, com participação em reuniões dos grupos de trabalho, reuniões gerais e treinamentos realizados. O bolsis...

  • Desenvolvimento de um jogo educacional narrativo colaborativo que usa conhecimento de senso comum para o TIDIA-AE, BP.TT

    Desenvolvimento de um jogo educacional narrati...

    A criança tem necessidade de se expressar livremente, dando asas à imaginação, e o ambiente escolar deve permitir que ela elabore de forma adequada as situações vivenciadas na escola, com a família e com a comunidade. Para a livre expressão da criança é proposto um jogo narrativo, que permite a criação de estórias, para jogar colaborativamente com várias crianças e conduzido por um mes...

Ver todas as Bolsas no país concluídas

2016

Linha de fomento

Auxílios + Bolsas: Acumulado dos anos

Selecione o ano

Mostrar os anos em sequência

Mostrar processos vinculados