site da FAPESP
FAPESP na Mídia

Publicado em: Folha de S. Paulo (Cotidiano) em 5 de Janeiro de 2018

A partir deste ano, RUF terá conselho de especialistas

A partir deste ano, o RUF Ranking Universitário Folha vai contar com um conselho de oito especialistas em ensino superior e em avaliação. A proposta é colher sugestões e críticas para o aprimoramento do ranking anual de universidades da Folha.

Integram o Conselho do RUF Carlos Henrique de Brito Cruz (diretor-científico da Fapesp), Francisco Soares (ex-presidente do Inep-MEC), Ronaldo Mota (chanceler do Grupo Estácio), Helena Sampaio (especialista da Unicamp em ensino privado), Guilherme Ary Plonski (professor titular da FEA-USP), Adolfo Ignacio Calderón (docente da Puccamp e coordenador da rede de estudos Rankingtacs), Klaus Capelle (docente e reitor da UFABC) e Sabine Righetti (especialista em rankings e organizadora do RUF).

Publicado desde 2012 pela Folha, o RUF avalia todas as 195 universidades do país e os 40 cursos de graduação com maior número de ingressantes a partir de dados coletados em bases nacionais e internacionais e em pesquisas do Datafolha.

A metodologia do RUF é baseada em diferentes rankings nacionais e internacionais de universidades e em estudos sobre avaliação de ensino superior.

Todos os anos, a equipe do Ranking Universitário Folha faz uma revisão literária, estudos e simulações em busca de novos indicadores.

Fonte: http://clipping.cservice.com.br/cliente/visualizarmateria.aspx?materiaId=35191615&canalId=293284&clienteId=iP2KrOnEaZQ=&end