site da FAPESP
FAPESP na Mídia

Publicado em: Diário Oficial do Estado de São Paulo (Poder Legislativo) em 9 de Novembro de 2017

Plano Diretor da Fapesp é discutido na Assembleia

O Plano Diretor que prevê a expansão da pesquisa científica no Estado foi um dos pontos levantados na reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação desta quarta-feira (8/11), na Assembleia Legislativa.

O diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Carlos Henrique de Brito Cruz , foi ouvido pelos deputados. “São Paulo é o Estado que possui o maior número de pesquisas do país”, disse. Ainda segundo Cruz, a colaboração entre empresas e universidades já acontece desde a década de 70. “É uma atividade importante [a pesquisa] que leva ao desenvolvimento econômico e social do Estado.”

O presidente da comissão, deputado Orlando Bolçone (PSB), ressaltou a necessidade de o governo federal contribuir com a sua parte. “Os recursos federais reduziram-se para 40%. Já o Estado manteve a sua participação tanto nas universidades, quanto na Fapesp.”

O Plano Diretor prevê estratégias para conexões com pesquisadores de todo o mundo. “Precisamos desse estímulo à pesquisa em empresas para ampliar a participação de estrangeiros, por exemplo, realizando pesquisas no Brasil”, explicou o diretor, que também apresentou dados de um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre inovações tecnológicas em São Paulo. “Há 15 mil empresas que têm capacidade para realizar pesquisa e temos 74 mil pesquisadores no Estado. O número de artigos publicados aumentou com essa colaboração entre empresas e as universidades.”

Bolçone disse que o relatório está previsto para ser concluído até o final deste ano. “A intenção é que em 2019 o plano seja consolidado. Só através da ciência, da tecnologia e da inovação o Estado vai alavancar o desenvolvimento do país.”

Estiveram presentes na reunião, além dos citados, os deputados Carlos Neder (PT), Davi Zaia (PPS), Jorge Wilson Xerife do Consumidor (PRB), Roberto Engler e Welson Gasparini (ambos do PSDB).

DA REDAÇÃO

Fonte: http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/nav_v4/index.asp?c=12&e=20171109&p=1